EDUCAÇÃO

Escolas de Tempo Integral de Aracruz são destaque no ES

Equipe ESA esteve em Aracruz para realizar o Primeiro Ciclo de Acompanhamento nas Escolas.

Em 29/06/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/ Secom/PMA

A Escola de Tempo Integral acontece por meio de uma parceria entre a secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz com o Espírito Santo em Ação (ESA).

Entre os últimos dias 26 e 28, uma equipe de Assessoria Técnica Pedagógica do Espírito Santo em Ação (ESA) esteve em Aracruz para realizar o Primeiro Ciclo de Acompanhamento nas Escolas em Tempo Integral no município. Foram visitadas as escolas EMEFTI Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá, EMEFTI Professora Maria Luiza Devens, no Bela Vista e CMEBTI Esther Santos do Nascimento, em Santa Rosa.

Na ocasião, foi feito um acompanhamento de rotina dos estudantes, além de uma reunião de alinhamento para orientar os processos de melhorias, a fim de fortalecer as ações da Equipe Escolar. Esse ciclo é considerado uma oportunidade rica de apoio às equipes escolares na implantação do projeto de Tempo Integral por meio de um trabalho realizado in loco.

“A consultoria analisa junto às escolas as práticas pedagógicas desenvolvidas. Ela nos apoia nas dúvidas, nos orienta nas iniciativas das escolas e propõe ações de melhoria”, ressaltou a Supervisora Pedagógica do ES em Ação, Ayone Sossai.

Parceria

A Escola de Tempo Integral acontece por meio de uma parceria entre a secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz com o Espírito Santo em Ação (ESA). As ações se iniciaram no município em fevereiro de 2022, em atendimento e cumprimento à Meta Nº 06 do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê a implantação gradativa de escolas dessa modalidade.

Até o final da vigência do PME, em 2025, a Semed pretende atender 50% dos estudantes da Rede Municipal de Ensino em jornada de tempo integral (Lei Nº 3.967/2015). Essa modalidade de ensino tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes para uma jornada de nove horas diárias, incluindo conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e sua Parte Diversificada, com atividades lúdicas, de esporte, lazer e culturais, com períodos de intervalos para repouso e refeições, reduzindo a tendência ao risco social, evasão escolar e reprovação.

Rotina da escola

“Nossas Escolas de Tempo Integral estão se destacando no Espírito Santo. Acreditamos que esse sistema de ensino seja o melhor, pois ele oferece mais estudos, brincadeiras e esportes, o que, sem dúvida, já está contribuindo na formação dos estudantes”, disse a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

Fazem parte da rotina escolar dos alunos nas escolas contempladas, serviços de acolhimento, roda de conversa, hora do cuidar, o recreio de possibilidades, momento de harmonização, os clubinhos de brincadeiras e avaliação da aula.

Leia também:

Vitória nomeia professores para atuar na Educação Especial
Defesa Civil na Escola: Alunos participam de palestra
Sedu abre rematrícula para a Educação de Jovens e Adultos
Vila Velha: Alunos participam de palestra com a Defesa Civil
Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (27)
Reajustes das mensalidades deixam estudantes sem opção
Projeto de Qualificação forma novos profissionais em Vitória
Termina nesta quinta-feira (22) prazo para inscrições no Sisu
Cariacica entrega escola municipal totalmente reformada
Vitória nomeia mais profissionais para a rede de ensino
Escolas intensificam ações de combate ao trabalho infantil

TAGS:
ARACRUZ | EDUCAÇÃO | ESCOLAS | VISITAS | DESTAQUE