EDUCAÇÃO

Escolas de Vila Velha/ES recebem kits do programa federal Nutriamigos.

O objetivo do programa federal é o de ensinar às crianças a se alimentarem de forma saudável.

Em 25/02/2016 Referência JCC

Nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (Semed) estão distribuindo este mês para escolas de Educação Infantil da rede municipal um kit com material do Programa Nutriamigos, do Ministério da Cultura, que deverá ser trabalhado em sala de aula com as crianças ao longo de 2016.  O objetivo do programa federal é o de ensinar às crianças a se alimentarem de forma saudável, de maneira divertida e alegre, a partir do envolvimento de quatro personagens que representam os alimentos.
 
O kit contém um curso completo com manual para os professores, DVD com cinco histórias em desenho animado, CDs de música e de atividades para impressão.
 
Durante este mês os professores de 10 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) serão capacitados a trabalharem com as crianças, já a partir do próximo mês de março, em atividades lúdicas utilizando os personagens do Nutriamigos, que representam a gordura, o carboidrato, a proteína e a vitamina.
 
A sequência das cinco histórias do DVD apresenta a menina Nina contracenando com os personagens Nutriamigos que representam os alimentos.
 
No mundo encantado do programa, os personagens participam de brincadeiras e atividades divertidas e ensinam funções no organismo e a importância do equilíbrio na alimentação para a saúde da criança.
 
 “O Nutriamigos foi desenvolvido há 14 anos pela nutricionista Suzana Janson Franciscato especialmente para facilitar o envolvimento da criança, para que aprendam a se alimentar corretamente, de forma saudável, por meio de personagens. O programa utiliza o lúdico para os pequenos aprenderem onde se encontram os nutrientes e quais as suas funções no organismo”, explicou a gerente do Setor de Alimentação Escolar, Graziele Chalhub.
 
As Umeis que trabalharão primeiro com o projeto são: Casulo Vovô, na Praia da Costa; Professora Nirlene de Oliveira Almeida, em Brisamar; Amilton da Silva, Ataíde; Vovó Cecília, em Aribiri; Izabel Correia da Silva, São Torquato; Hélida Figueiredo Milagres, em Jabaeté; Maria Cristina; Ilha dos Ayres; Pré-escolar Maria Rita Neves Moraes, em Itapuã; Rosa Helena Frota Tristão, no Ibes e Professora Francisca Amélia Pereira D’Oliveira, em Morada da Barra.

Fonte:PMVV