EDUCAÇÃO

Escolas de Vitoria preparam ações de acolhimento dos alunos na volta às aulas.

A volta às aulas é um momento especial para os estudantes.

Em 31/01/2017 Referência JCC

A volta às aulas é um momento especial para os estudantes e pode fortalecer os vínculos de pertencimento com a escola. Portanto, é de extrema importância a organização dos espaços de aprendizagem e dos recursos didáticos, a fim de assegurar maior envolvimento e autonomia por parte dos alunos nas atividades curriculares. Os alunos da rede municipal retornam às unidades de ensino da capital após as férias na próxima segunda-feira (6). 

Entre as ações e atividades sugeridas, estão a organização da entrada da escola, recepção festiva, acolhimento das famílias, passeio pela unidade, rodas de conversa e leitura, contação de histórias, intercâmbio entre as turmas, reunião com os pais para apresentação da proposta de trabalho da escola, entre outras.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, "é fundamental que a organização coletiva dessas e outras ações se desdobrem ao longo do primeiro trimestre, tendo em vista as possibilidades de exploração dos diferentes espaços-tempo de aprendizagem e de interação entre os profissionais, o que pode provocar situações que ajudam a identificar os interesses e as necessidades dos estudantes, desencadeando planejamentos de sequências didáticas ou projetos que dialoguem com as suas expectativas".

EJA

Em relação aos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), é imprescindível considerar as diversidades dos sujeitos, suas histórias de vida E suas experiências com a escola e com o mundo do trabalho, acolhendo os adolescentes, jovens, adultos e idosos.

"Uma atenção especial deve ser dirigida àqueles que nunca tiveram a oportunidade de estudar. E de um modo especial, destacamos o acolhimento dos estudantes da modalidade de Educação Especial e daqueles que estão chegando na escola, como é o caso das crianças do 1º ano", ponderou a secretária.

Educação infantil

Na educação infantil, o período de acolhimento das crianças é um processo primordial para a construção de vínculos entre os pequenos, as suas famílias e os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

A ideia é organizar as ações coletivamente, tendo em vista as possibilidades de interação e exploração dos diferentes espaços-tempo de aprendizagem e a articulação entre os diferentes profissionais.

Diante das especificidades do período inicial, a Seme orienta que o atendimento às crianças dos Grupos I, II, III e IV, no período de 6 a 15 de fevereiro, aconteça das 7 às 10 horas - no período matutino - e das 13 às 16 horas - no vespertino.

Para os Grupos V e VI, o atendimento nos dias 6 a 8 de fevereiro ocorrerá no turno matutino, das 7 às 10horas e, no vespertino, das 13 às 16 horas.

Haverá uma atenção especial para bebês que estão em transição da alimentação (aleitamento materno e uso de mamadeiras). Além disso, está garantida a presença de um familiar no processo de acolhimento dos bebês e crianças novatas.

"Cabe ressaltar que as diferenças individuais das crianças precisam ser consideradas para que o processo de acolhimento seja tranquilo e gradual, independente do grupo etário. É importante que a equipe pedagógica analise cada caso de acordo com a necessidade de flexibilização de horário e/ou a permanência do responsável na escola", orientou a secretária.

Secom PMV