EDUCAÇÃO

Escolas promovem atividades para celebrar o "Dia do Livro"

Escolas da rede municipal de Vila Velha estão realizando uma série de atividades pedagógicas

Em 17/04/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Um dos destaques é o projeto de “Biblioterapia”, atualmente desenvolvido pela UMEF Prof. Rubens José Vervloet Gomes (“Vila Olímpica”), em Soteco. Na escola, estão sendo promovidas intervenções com mediação afetiva de leitura.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

O mês de abril reúne uma série de datas comemorativas em alusão à leitura e à biblioteca, como o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), o Dia da Biblioteca (09/04), o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e também o Dia Mundial do Livro (23/04). Para celebrar as datas, as escolas da rede municipal de Vila Velha estão realizando uma série de atividades pedagógicas especiais durante este mês.
 
Recreio literário, com interações lúdicas (jogo da memória, bingo literário, caça ao tesouro literário, campeonato de xadrez), confecção de livro gigante, produção de livros sensoriais com alunos deficientes, produção de Jornal Escolar, cinema literário, maleta viajante, clubinho da leitura, desafio do detetive literário e workshop sobre “Fontes de Informação” (pesquisa escolar segura) estão entre as ações.
 
Um dos destaques é o projeto de “Biblioterapia”, atualmente desenvolvido pela UMEF Prof. Rubens José Vervloet Gomes (“Vila Olímpica”), em Soteco. Na escola, estão sendo promovidas intervenções com mediação afetiva de leitura. A proposta é ampliar o repertório literário dos alunos bem como a visão de mundo a partir de leituras partilhadas e interação.
 
Ações nesta quinta-feira
 
Na UMEF Izaltina Almeida Fernandes, em Jardim Marilandia, está acontecendo durante toda esta semana uma sensibilização com o cantinho da leitura. Nesta quinta-feira (18), a unidade desenvolverá, com as turmas de 1º ano, atividades direcionadas com fábulas e versos de Monteiro Lobato em tirinhas. Já com o 2º ano, haverá leitura e interpretação sobre a história de Monteiro Lobato, confecção de marcadores de textos, quebra-cabeça e apresentação da personagem Emília, com entrega lúdica de tags e da famosa “pílula falante” para as crianças.
 
A semana também está sendo animada na UMEF Barão do Rio Branco, localizada em Vila Garrido. A unidade promove oficina de produção de livro, bingo literário, campeonato de jogo da memória, exposição de Monteiro Lobato, sorteio de marcador de página, entre outros.
 
As unidades de Educação Infantil também prepararam inúmeras iniciativas que promovam momentos lúdicos de leitura. Também nesta quinta-feira (18), em diversas escolas, como na UMEI Santa Rita, em Zumbi dos Palmares, na UMEI Tia Nina, em Ilha dos Bentos, e na UMEI Prof. Francisca Amélia Pereira de Oliveira, em Morada da Barra, haverá ações como rodas de leitura, interpretações visuais de obras e apresentações artísticas e musicais com personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

A UMEITI Izabel Correia da Silva, em São Torquato, vai comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil com a participação das famílias, que foram convidadas a assistirem à apresentação do teatro inspirado na obra “A Formiguinha e a Neve”, estrelada por alunos.
 
Na UMEF Professor Zaluar Dias, em Guaranhuns, nesta sexta-feira (19), os alunos participarão de um encontro com a escritora Angela Maria Pereira Ribeiro, autora da obra “Helena e o livro encantado”. Na oportunidade, os estudantes realizarão ainda apresentações de livros, música e jogral. A animação também será garantida pela presença e interação com o personagem Xico Xeroso. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Sedu oferta mais cinco cursos para profissionais da educação
Projeto educativo incentiva a leitura para crianças e famílias
Supremo lança cursos gratuitos sobre direito e cidadania
Aula inaugural do Qualis Serra acontece nesta segunda (15)
Enem: prazo para solicitar isenção da inscrição inicia hoje
Governo ES abre vagas para cursos de qualificação profissional 
Projeto em Cmei valoriza cultura e belezas de Vitória
Prefeitura de Cachoeiro amplia programa de ética e cidadania 
Serra: Alunos aprendem sobre consumo consciente de energia
Governo do Estado abre 20 vagas para curso presencial

TAGS:
VILA VELHA | LIVRO | ALUNOS | ESCOLA | ATIVIDADES