MEIO AMBIENTE

Espaço Botânico em Serra/ES tem mais 2.210 mudas de plantas.

Entre fevereiro e março, o local também recebeu 2.812 visitantes.

Em 08/04/2015 Referência JCC

Nos meses de fevereiro e março, o Espaço Botânico do CEPS - Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromélias e outras Herbáceas do município da Serra, que fica no Parque da Cidade, recebeu doações de 2.210 mudas de plantas ornamentais, entre agaves, allamanda, pingo de ouro, dracaena, pleomele, hybisco, croton, ruellia e folhagem. Além de frutíferas como araçás amarelo e una, goiaba e caju.

No mesmo período, o local 2.812 pessoas visitaram o local. Este número total considera as visitas monitoradas e guiadas.

O responsável por conduzir as atividades é o professor e biólogo Nagibi Neto que, além do bromeliário, explica detalhes das espécies encontradas nos viveiros de plantas, como as carnívoras, bioativas, sensitivas e da Mata Atlântica.

Os visitantes, em sua maioria alunos da educação básica das redes pública e privada, também têm acesso ao jardim temático de restinga e ao circuito de plantas nativas.

Nas visitas mediadas, foram abordados os seguintes temas:

- Ecossistemas da Serra: mata atlântica - restingas e mangues, sua importância e preservação;

- As plantas carnívoras, sensitivas e bioativas;

- Conservação e produção de mudas de plantas nativas;

- A Bromeliaceae e a reintrodução de espécies, sua importância para os ecossistemas;

- A dengue, chikungunya, o aedes aegypti, culex e a Bromeliaceae;

- Polinizadores/forrageadores: os morcegos e sua importância, mitos e verdades;

- O lixo, o meio ambiente e a reciclagem;

- A importância e preservação da água e a escassez hídrica no ES;

Microscópio

No espaço são oferecidas também atividades com o uso de microscópio. Os visitantes aprendem na prática como é feita a análise de água retida nos tanques das Bromeliaceae e conhecem a fauna e flora que vivem nestes tanques; e aprendem também sobre a morfologia floral das angiospermas - Bromeliaceae, que são divididas em cálice (sépalas), corola (pétalas), androceu (filete e antera) e gineceu (estilete e estigma, ovário e óvulos).

Agende uma visita

As escolas e grupos de pessoas interessadas podem agendar visitas mediadas e participar das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante todo ano de 2015. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone 3338-7302, das 8 às 17 horas. 

O Parque da Cidade fica na Av. Norte Sul, em Laranjeiras.

Fonte:PMS