MOTOR

Especialista explica os principais vícios que acabam com o carro.

O condutor deve ficar atento aos principais erros cometidos ao volante.

Em 17/04/2017 Referência JCC / Jamile Carvalho

Muitos motoristas possuem hábitos errados ao dirigir. Esses vícios de direção e a falta de manutenção preventiva podem afetar o desempenho do carro, danificar partes da estrutura e reduzir a sua vida útil. O condutor deve ficar atento aos principais erros cometidos ao volante para evitar o desgaste precoce do veículo.

Descansar o pé no pedal de embreagem

Esse é um dos erros mais comuns praticados pelos motoristas, e também o mais difícil de ser corrigido. Muitos motoristas têm a mania de descansar o pé na embreagem enquanto dirigem. Porém, esse vício pode gerar prejuízos e danos ao bolso do motorista. De acordo com o Gerente de Serviços da Vitoriawagen de Vitória, Susarion Ribeiro, o pé posicionado na embreagem pode ocasionar o afastamento do platô do disco de embreagem, causando atrito entre as duas peças. “O mau hábito pode superaquecer a peça e, consequentemente, provocar o desgaste desnecessário do veículo”, afirma.

Andar com o combustível na reserva

Muitas vezes as pessoas acabam esquecendo de abastecer e vivem andando com o combustível na reserva. Essa prática pode provocar o entupimento dos bicos de injeção ou sobrecarga prematura do filtro de combustível, causando a queima da bomba por superaquecimento.

Alinhamento

O carro desalinhado exige muita força das peças de suspensão dianteira e pode ocasionar um enorme problema. “Devido ao grande esforço das peças, a falta de alinhamento pode causar danos aos pneus e afetar a estabilidade do veículo”, explica o gerente.

Óleo vencido

É fundamental não esquecer de trocar o óleo na data correta, para que o motor do carro funcione devidamente. Caso contrário, andar com o óleo vencido pode diminuir a vida útil do motor e aumentar o consumo de combustível.