OPINIÃO

Especialista fala sobre o Envelhecimento bem sucedido

Muitas das vezes não sabemos interpretar alguns sinais que o corpo nos mostra, diz médico.

Em 26/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Referência em envelhecimento bem sucedido, Dr João Branco,  Clínica médica com atuação prática Ortomolecular,Diretor-Técnico da Clínica Health Esthetic, falou sobre o tema que hoje em dia é uma das maiores preocupações de quem quer envelhecer com saúde.

Segundo Branco, muitas das vezes não sabemos interpretar alguns sinais que o corpo nos mostra, mas podemos desconfiar que algo não vai bem.Dificuldade de executar movimentos básicos, como agachar, subir escadas, amarrar o sapato facilmente como antes, etc, dores articulares recorrentes e em várias articulações,inchaço, má circulação, manchas no corpo, queda de cabelo e unhas frágeis, alterações no fluxo menstrual, dificuldade no raciocínio e falhas na memória recente.

Tais fatos podem estar estreitamente relacionados a diminuição de saúde, de maneira crônica, que não necessariamente representa uma doença específica, mas que está diretamente indicando queda de QUALIDADE de vida e diminuição do Bem estar Geral.Marcadores de inflamação podem estar se elevando, aparecimento de gordura em locais não comuns ou até mesmo relatados em exames de rotina que “aparentam” ser inofensivos, como é o caso da “gordura no fígado”.

Tais fatores unidos e não juntados como um quebra cabeça, podem mascarar uma das maiores causas de doenças crônicas e degenerativas para a pessoa.

"A avaliação corporal, por si só, já pode indicar uma alteração de localização do tecido gorduroso, onde demonstram os indícios de predisposição futura a doenças chamadas “crônicas” comuns da idade, doenças Cardíacas, e Metabólicas como Diabetes.Não podemos nos deixar enganar e achar que tudo isso é normal. Normal é termos saúde, viver bem, com qualidade de vida e principalmente, não nos tornarmos dependentes de outrem, quando a idade avançar" disse o médico. (Por Andressa Bartholo)

TAGS

OPINIÃO   |   SAÚDE   |   MÉDICO   |   ENVELHECIMENTO   |   SAUDÁVEL   |   DORES   |   ARTICULAÇÕES