MOTOR

Especialista indica revisão do veículo antes de pegar a estrada para o Carnaval.

Antes de pegar a estrada, alguns itens precisam ser checados por um profissional da área, diz o consultor.

Em 16/02/2017 Referência JCC

O mês de fevereiro é marcado por uma das festas mais aguardadas pela maioria dos brasileiros. É tempo de Carnaval e muita gente pega a estrada para viajar aos mais variados lugares do país. Mas para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto da viagem, é imprescindível fazer uma revisão no automóvel e verificar se tudo está em ordem.

Antes de pegar a estrada, alguns itens precisam ser checados por um profissional da área. Segundo o consultor técnico da Audi Center Vitória, Jerry Santos, é importante que isso não aconteça na véspera. "Caso seja necessário substituir alguma peça, muitas vezes é impossível fazer de um dia para o outro, por isso o check-up não pode ser realizado na véspera da viagem", explica.

Avaliação dos pneus

Pneus em bom estado são essenciais para garantir a segurança dos passageiros e devem ser constantemente avaliados, especialmente antes de viagens. É fundamental não esquecer, ainda, de incluir o estepe na inspeção, além de verificar a existência de bolhas. Isso indica um dano estrutural irreversível na carcaça, possibilitando riscos de explosão.

Desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada por longos períodos. Além disso, outra dica do profissional é checar a pressão de todos os pneus e estar atento à quantidade de passageiros, e à bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.

Itens de segurança

Para o consultor técnico, os objetos de segurança do carro também merecem atenção no quesito funcionamento. Entre eles estão o cinto de segurança, estepe, triângulo de sinalização, todos obrigatórios por lei. “O triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada, por exemplo. Macaco e chave de roda são outros objetos essenciais para quem vai pegar a estrada”, comenta Jerry Santos.

Outros itens

Faróis, lanternas e piscas devem estar funcionando corretamente. Quanto ao motor do veículo, na estrada é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por conta disso, é necessário checar o nível e a validade de todos os fluidos, bem como os respectivos filtros

Por Jamile Carvalho/Resultate