SAÚDE

Espírito Santo assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é ação do CNMP, por iniciativa da Comissão da Saúde.

Em 18/08/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por iniciativa da Comissão da Saúde, para conscientizar e fortalecer a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Ações importantes visando melhores índices na imunização capixaba foram apresentadas nesta sexta-feira (18) pelo Governo do Espírito Santo. O governador Renato Casagrande assinou o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. 

>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR  de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por iniciativa da Comissão da Saúde, para conscientizar e fortalecer a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

>> Sociedade de Infectologia pede reforço sobre a Covid-19

O Estado conta também com o incentivo de instituições públicas e privadas para o apoio ao Pacto, e que ressaltam a importância e o compromisso com a conscientização sobre a importância da vacinação.

Renato Casagrande destacou a importância da iniciativa, lembrando que muitas pessoas que poderiam estar conosco não estão, já que enfrentamos uma pandemia durante um período conturbado da política.

“Para nós, é uma alegria assinar este Pacto. Temos que celebrar a vida, pois muitas pessoas que poderiam estar conosco não estão, já que enfrentamos uma pandemia durante um período conturbado da política. Esse comportamento negacionista e anticiência não é registrado somente em nosso País, mas em todo mundo. Temos que trabalhar para que esse tipo de pensamento não encontre mais eco na sociedade”.

O governador lembrou que, caso não existissem as vacinas, o mundo enfrentaria uma pandemia atrás da outra, podendo levar até mesmo à extinção da raça humana:

“Na hora em que você tem representantes da sociedade, governador, representantes dos Poderes aqui reunidos, ou seja, todo mundo dando o exemplo, você ganha adeptos. Quando você tem o chefe de uma nação que nega a vacina, isso é um desastre. A gente foi agredido pelas pessoas que vinham nas ruas nos pedir para não vacinarmos as pessoas. Isso é uma coisa inacreditável!”.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou a importância de integrar tantas instituições em torno de um pacto pela vacinação, num movimento único de despertar a sociedade para se comprometer com a saúde coletiva.

"Em fevereiro deste ano, juntamente com nosso governador Renato Casagrande, lançamos o Plano Estadual de Recuperação das Metas de Coberturas Vacinais para obtermos uma retomada, de 2023 a 2026, das altas e homogêneas coberturas vacinais em todo o território capixaba. São respostas importantes à queda das coberturas vacinais observada nos últimos anos em todo o País”.

Os dados de 2023 são preliminares de janeiro a julho deste ano, já os dados de 2022 são referentes a todo o ano. As coberturas são referentes às doses de rotina de crianças menores de dois anos de idade. Os imunizantes de BCG e Rotavírus possuem cobertura preconizada de 90%, os demais possuem cobertura preconizada de 95%.

Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público, por iniciativa da Comissão da Saúde, para conscientizar e fortalecer a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo território nacional.

O Pacto possui quatro importantes ações propostas que são o diálogo institucional com os principais atores da saúde pública; a informação confiável para escolhas conscientes, com a promoção e conscientização da população sobre a importância de buscar fontes confiáveis de informação; a mobilização e comunicação estratégica, a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância das vacinas e os riscos do retorno de doenças transmissíveis; e os materiais informativos, com a promoção da consciência vacinal, fornecendo recursos e materiais informativos que ajudem a população a entender os benefícios e a segurança das vacinas previstas no PNI.

Quem formalizou a adesão

As demais instituições que formalizaram a adesão foram: Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e de Assistência Social; Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES); Ministério Público do Espírito Santo (MPES); Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES); Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES); Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES); Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES); Superintendência Regional do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIM); Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (SINEPE/ES); Conselho Estadual de Saúde (CES); Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES); Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (COREN-ES); Conselhos Regionais de Biologia (CRBios – CFBio); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Comissão da Saúde do Ministério Público; Comissão Distrital do Rotary Club; Procuradoria Regional do Trabalho da 17.ª Região; Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo; Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo (ABRH-ES); Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS); Rede Carone. (Com informações do Governo do ES)

Leia também:

Vitória: sábado (19) de mutirão em oftalmologia na capital
Positividade de testes de covid-19 subiu de 4% para 13%
Equipes de Saúde se deslocam para atendimento em Linhares
US em Aracruz destacam benefícios do aleitamento materno
Crescem casos de internações associados ao rinovírus
Sociedade de Infectologia pede reforço sobre a Covid-19
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (17)
Linhares alerta sobre importância da vacina contra a catapora
Profissionais treinam uso de drones para combater a dengue
US realizam ações para conscientização sobre o aleitamento

 

TAGS:
RENATO CASAGRANDE | SAÚDE | PACTO | CONSCIÊNCIA | VACINAL | PNI