POLÍTICA CAPIXABA

Espírito Santo celebra 4 anos de criação do Fundo Soberano

Pioneiro no País, o Fundo Soberano foi concebido em 2019 pelo Governo do Estado do ES.

Em 03/07/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

O Fundo Soberano foi concebido com o objetivo de garantir uma gestão responsável e de longo prazo das receitas provenientes da exploração dos recursos de petróleo e gás natural do Estado, beneficiando as gerações atuais e futuras. 

Para celebrar os quatro anos do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses), as instituições que compõem a estrutura de governança do Funses se reuniram no evento “Fundo Soberano do Espírito Santo: Desenvolvimento para o presente, segurança para o futuro”, realizado no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que exerce o papel de operador do Fundo, esteve presente no encontro. Outros órgãos governamentais também participaram da solenidade.

Pioneiro no País, o Fundo Soberano foi concebido em 2019 pelo Governo do Estado com o objetivo de garantir uma gestão responsável e de longo prazo das receitas provenientes da exploração dos recursos de petróleo e gás natural do Estado, beneficiando as gerações atuais e futuras. Sua gestão fica por conta do Conselho Gestor do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (COGEF).

Produtos

Oriundos do Fundo Soberano, dois produtos foram disponibilizados para benefício de toda a sociedade capixaba. Uma parte do Fundo é destinada para uma poupança intergeracional e a outra para ações voltadas ao desenvolvimento. Por esses mecanismos do Funses, demais instrumentos podem ser projetados e desenvolvidos, como é o caso do FIP Funses 1 e mais recentemente, o Programa Funses ESG de Desenvolvimento.

O governador Renato Casagrande comentou um pouco sobre a história da criação do Funses.

“Os fundos soberanos são criados por países em boa situação financeira, com território pequeno e com objetivo de expandir sua atuação além das fronteiras. No caso do Espírito Santo, nós queríamos o contrário: investir no território capixaba. Por isso, a ideia do Fundo Soberano veio no meu primeiro governo. Em 2014, chegamos a enviar um Projeto de Lei, mas a gestão seguinte acabou retirando essa proposta”, lembrou. 

Casagrande recordou ainda que, naquela época, a atividade do petróleo estava crescendo e a percepção era de que a atividade se constituía numa espécie de “herança maldita”, tendo em vista que o recurso natural era finito.

“Então, nós questionamos sobre como aproveitar essa riqueza do presente no futuro. Passamos a ouvir pessoas de Cingapura e da Noruega e logo que retornei ao Governo em 2019 encaminhamos um novo Projeto de Lei e agora estamos comemorando um ano de real atividade do Fundo”, pontuou.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, destacou que o Espírito Santo é o único estado da Federação que resolveu colocar de pé um fundo intergeracional.

“Os estados brasileiros que são produtores de petróleo e gás, todos eles utilizam os seus royalties para financiar as políticas de curto prazo. Diferentemente, e de forma inovadora, o Espírito Santo é o único estado da Federação que resolveu colocar de pé um fundo intergeracional, ou seja, nós não utilizamos a curto prazo os recursos dos royalties, do petróleo e do gás. Nós utilizamos esses recursos num programa de modo a apoiar empreendedores capixabas ou de outros lugares que queiram vir para cá, para nos ajudar a desenvolver o Espírito Santo”. (As informações são do Governo ES)

Conheça mais sobre o Fundo Soberano do Espírito Santo em: www.funses.es.gov.br

Leia também:

Governo ES entrega pavimentação da ES-181 em Alegre
Governo do ES amplia contratos para expandir seviços do SUS
Governo entrega obras e anuncia reforma de escola em Piúma
Governo do Estado inaugura obras em Itarana e Itaguacu
Governo do Estado anuncia novos investimentos em Cariacica
Casagrande inaugura nova Ciretran em Santa Maria de Jetibá
Governo do Estado anuncia novos investimentos em Viana
Governador entrega propostas do ES para reforma tributária
Governador inaugura quadra e visita obras em Vila Velha
Governo ES realiza entrega de equipamentos agrícolas

TAGS:
GOVERNO ES | FUNDO | SOBERANO | CONCEBIDO | PIONEIRO