EDUCAÇÃO

Espírito Santo registra mais de 38 mil faltosos no Enem 2015, diz Inep.

Dos 153.885 inscritos, 25,3% do total não compareceram.

Em 27/10/2015 Referência JCC

Dos 153.885 inscritos no Espírito Santo para fazerem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 38.932  não compareceram. Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (26), isso representa 25,3% do total.

O percentual de alunos faltosos no Enem no estado ficou pouco abaixo da média nacional. No país, esse dado foi de 25,5% dos candidatos.

A Paraíba teve o menor percentual de faltosos (20,7%), seguido do Piauí (21,2%), nos dois dias de provas da edição deste ano do  Enem. Roraima apresentou a maior quantidade de pessoas que tiveram a inscrição confirmada no Enem e não compareceram para realizar o exame. O percentual de faltosos no Estado nortista foi de 34,9%, acima da média nacional de abstenção (25,5%).

A previsão é de que os gabaritos oficiais do Enem sejam divulgados até quarta-feira (28).  As provas do exame, em formato digital, estarão disponíveis a partir da sexta-feira (30), na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.

A expectativa do Ministério da Educação é divulgar as notas na primeira semana de janeiro junto com o edital do Sisu.

2º Dia de Prova
O tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi o mais comentado pelos candidatos neste domingo (25). Eles tiveram que discorrer sobre a violência contra a mulher, o que acabou dividindo opiniões. A avaliação deste 2º dia também cobrou questões de linguagens e códigos, e matemática.

A prova cobrou conhecimentos em matemática, linguagens, além da redação, cujo o tema foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Entre as questões de linguagens, algumas citaram os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes. Já a prova de matemática foi baseada em situações do cotidiano, como a crise hídrica e a vacina do HPV.

1º Dia de Prova
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015) no Espírito Santo teve candidatos considerando a prova de ciências da natureza (questões de química e física) como a mais difícil, neste sábado (24), e que a de ciências da natureza estava 'tranquila'.

Nos locais de provas espalhados por Vitória, candidatos receberam apoio de familiares, jovens sabatistas se surpreenderam com mensagens de motivação de colegas, e uma jovem grávida de sete meses chegou atrasada por ter errado o local de prova.

Inep/G1es