EDUCAÇÃO

Estudante de João Neiva é selecionada para intercâmbio na Inglaterra.

O prefeito e a secretária da Semed recebem a estudante na Sede da Prefeitura.

Em 26/01/2017 Referência JCC

O prefeito, Otávio Abreu Xavier, a primeira-dama, Mônica Xavier e a secretária da Secretaria de Educação e Desporto (SEMED), Alice Barroso, receberam, a única estudante joão-neivense selecionada pelo Programa de Intercâmbio da Secretaria de Estado de Educação (SEDU), Ester Guastti dos Santos, e seus pais Christian Guastti dos Santos e Marcos Rogério dos Santos. O encontro aconteceu, nesta quinta-feira (26), na sede da Prefeitura Municipal de João Neiva (PMJN).

A ex-aluna da rede pública municipal e integrante do 2º ano, da Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio de João Neiva (EEEFM João Neiva), vai embarcar para a Inglaterra, em fevereiro, para fazer o Curso Intensivo de Inglês, como bolsista da Sedu. Ela ficará três meses, na Europa, para aprofundar os conhecimentos na língua inglesa.

O incentivo para participar do programa veio da ex-diretora da EEEFM João Neiva e atual secretária da SEMED, após apresentar a oportunidade dentro da instituição. “É uma alegria imensa ver Ester representando nossa cidade fora do país e poder participar desse momento único não só da vida dessa menina disciplinada, mas da história acadêmica de nossa cidade”, declarou Alice.

 

A SEMED e o prefeito colocaram a PMJN à disposição da família de Ester para apoiar a estudante nesta nova etapa. “Ela é o exemplo de que o ensino público pode dar certo e estaremos sempre prontos para incentivar nossos talentos”, disse o prefeito.

Durante a recepção, Ester demonstrou interesse em criar um projeto social para ajudar mais jovens do município a ter contato com a língua estrangeira e a PMJN se comprometeu a estimular a ideia.

O processo seletivo, do Programa de Intercâmbio da Sedu, foi constituído de quatro etapas distintas e de caráter eliminatório. Na primeira etapa, foi divulgada a listagem dos adolescentes aptos a concorrem a uma vaga, pois para participar da seleção era necessário alcançar o rendimento mínimo de 95% no desempenho escolar. Nessa edição, 1.540 estudantes tiveram excelente frequência e desempenho acadêmico e continuaram na disputa.

A partir da lista, as inscrições foram abertas. Após as inscrições, a segunda etapa foi uma prova escrita constituída em três partes: prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola; produção de texto em Língua Inglesa ou Espanhola e produção de texto em Língua Portuguesa.

A terceira etapa foi uma reunião informativa para a assinatura do termo de compromisso e autorização, pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa. Já a quarta e última etapa foi a carta de recomendação e entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano do estudante, conforme o curso frequentado.

O resultado final do processo seletivo, realizado nesta tarde, considerou a somatória da segunda e quarta etapa e a avaliação do perfil do estudante. Foram contemplados com as bolsas de estudos, os alunos que, no seu município, tiverem a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar alunos que possuem bons resultados, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

Texto: Karina Cometti, com informações da Sedu