EDUCAÇÃO

Estudantes acampam em frente à Secretaria de Educação do ES.

Eles protestam contra o projeto Escola Viva, aprovado nesta quarta (10).

Em 12/06/2015 Referência JCC

Um grupo de estudantes acampou em frente ao portão principal da Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), na noite quinta-feira (11), em protesto à aprovação do projeto 'Escola Viva'.

Na manhã desta sexta-feira (12), os portões da secretária estavam fechados e os funcionários impedidos de entrar.

Aos poucos, estudantes de escolas do Centro de Vitória se juntaram ao grupo que estava na Sedu.

Por volta das 9h, os manifestantes fecharam a pista em frente à Sedu, no sentido Centro de Vitória. O trânsito ficou bloqueado por 10 minutos. Depois, eles alternavam o bloqueio das duas faixas.

Às 10h, as duas pistas foram liberadas e o protesto encerrado. Os funcionários que aguardavam para entrar foram liberados. Nesta sexta-feira, não vai haver expediente na secretaria.

Escola Viva
Os estudantes são contra a maneira como o projeto 'Escola Viva', que pretende aumentar para tempo integral o período das aulas de alunos da rede pública estadual, está sendo implantado. Ele foi aprovado na quarta-feira (10) na Assembleia Legislativa.

Eles reclamam da falta de diálogo com o governo. "Nós achamos que o nosso estado e as nossas escolas não têm estrutura suficiente para um projeto tão grande e que na verdade é muito superficial. O projeto não foi discutido de forma democrático", disse a estudante Mikaela Ramos.

Outro lado
A Secretaria de Educaçãoinformou que está aberta ao diálogo para tratar sobre os temas da Educação e que não foi procurada pelos estudantes para que fosse viabilizada uma conversa.

 

A Sedu acrescentou ainda que para evitar maiores transtornos e garantir a segurança de todos, inclusive dos manifestantes, foi determinada a liberação dos servidores nesta sexta-feira.

Fonte: G1-ES