EDUCAÇÃO

Estudantes aprovados na Ufes acionam Justiça para garantir vaga

Alunos no Instituto Federal do Espírito Santo atrasaram ano letivo por greve.

Em 05/02/2015 Referência JCC

Os estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que não conseguiram fazer matrícula na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) entraram com mandados de segurança para garantir a vaga nos cursos em que foram aprovados no vestibular de 2015. Eles tiveram a conclusão do ano letivo atrasada por causa de greve. Segundo os estudantes, o pedido será entregue à Ufes nesta quinta-feira (5).

Os mandados pedem que a Ufes faça a inscrição deles e estabeleça um prazo limite para que os históricos finais sejam entregues. Procurada, a Ufes informou que, até quarta-feira (4), havia recebido um mandado judicial para matrícula de um estudante no curso de Engenharia Elétrica e a solicitação já foi encaminhada para cumprimento.

Aprovado em engenharia elétrica, o estudante Felipe Fraga, informou que já buscou ajuda de advogado.  “Fomos na defensoria pública na sexta-feira passada e não conseguimos nada, então imediatamente meu pai acionou um advogado particular”, destacou.

Foi apresentada uma ação na Justiça para que a Ufes aceite o requerimento de matrícula diferenciada. “Nós tivemos nossa conclusão de ensino médio atrasada por conta de uma greve que aconteceu no Ifes”, detalhou Guilherme Cardozo, de 17 anos, aprovado em Engenharia Mecânica.

Felipe afirmou que um amigo já conseguiu a autorização para fazer a entrega dos documentos de conclusão de Ensino Médio no dia 30 de abril.

Ufes
Em relação a solicitações de matrícula de estudantes do Ifes ainda sem o certificado de conclusão de Ensino Médio, a Ufes informou que, até quarta-feira (4), havia recebido um mandado judicial para matrícula de um estudante no curso de Engenharia Elétrica.

A solicitação já foi encaminhada para cumprimento, mas a Ufes ressalta que, neste caso, a matrícula está condicionada à apresentação posterior do histórico escolar de conclusão do ensino médio por parte do estudante.

Fonte: G1-Espírito Santo