CIDADE

Evento marcará Dia Nacional da Vigilância Sanitária no Estado do Espirito Santo.

O evento será realizado das 13 horas às 17 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória.

Em 05/08/2015 Referência JCC

O caráter estratégico do serviço de vigilância sanitária levou à criação do Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data, 05 de agosto, foi instituída no início deste ano pela Lei 13.098. No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoverá, no dia 14 de agosto, uma tarde com homenagem aos profissionais que atuam no segmento e palestras de cunho técnico e motivacional.
 
O evento será realizado das 13 horas às 17 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1927, Bento Ferreira), e reunirá técnicos e gestores da área, além de conselheiros de saúde e alunos do curso de pós-graduação em vigilância sanitária oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (confira a programação abaixo).
 
Segundo a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária do Espírito Santo, Marizete de Oliveira, a Vigilância Sanitária tem o poder de intervir nos processos de produção e distribuição de produtos e serviços a fim de eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde, e reside, na avaliação dela, o grande valor desse trabalho para a sociedade
 
Marizete de Oliveira ressalta que a Vigilância Sanitária tem papel preponderante na prevenção dos riscos à saúde das pessoas, e usa como ferramenta, para tanto, a educação em saúde, fornecendo orientações técnicas ao setor produtivo por meio dos seus relatórios, pareceres e da própria inspeção. “Outra ferramenta utilizada para a gestão do risco é a aplicação de penalidades ao setor regulado, que nada mais é do que uma consequência do não atendimento das normas sanitárias vigentes mesmo após o recebimento de documentos técnicos da Vigilância orientando a correção de irregularidades”, detalha.
 
Pós-graduação
 
Neste ano em que se celebra pela primeira vez o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo comemora o início de um curso de pós-graduação lato sensu em vigilância sanitária para qualificar todos os profissionais de nível técnico que trabalham no segmento, estadual e municipal. O curso, iniciado em maio, está promovendo uma importante troca de experiências entre os profissionais e fortalecendo os laços entre as vigilâncias para uma melhor atuação em rede
 
“A realização de um curso de pós-graduação é uma excelente forma de trabalhar pela transformação e pela evolução das vigilâncias sanitárias municipais. As aulas têm sido dinâmicas, com docentes de elevada capacidade técnica e didática, o que tem proporcionado alto nível de aprendizado e interação entre os alunos”, avalia José Fernandes de Souza Pinto, da Vigilância Sanitária de Conceição da Barra, Norte do Estado.
 
A chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária ressalta que quanto mais bem formados, melhor os profissionais vão poder cumprir seu papel de proteção com ética, transparência e competência técnica e administrativa, contribuindo para que a Vigilância Sanitária funcione plenamente. “Pretendemos que no decorrer do curso sejam elaboradas de forma coletiva propostas transformadoras e factíveis, com base no conhecimento adquirido, para construirmos a Vigilância Sanitária que o Espírito Santo precisa”, conclui.
 
Programação
 
13h Credenciamento
 
13h30 Composição da mesa de abertura e homenagem ao servidor da Vigilância Sanitária
 
14h Palestra sobre motivação
 
15h Palestra com representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
 
16h30 - Intervalo
 
17h - Encerramento
 
Fonte:Secom ES