CIDADANIA

Experiência brasileira atrai missões de 92 países.

Ministra Tereza Campello falou sobre iniciativas brasileiras de assistência social em Nova York.

Em 28/09/2015 Referência JCC

A experiência brasileira de combate à pobreza e à fome é exemplo para países latino-americanos, caribenhos e africanos. Entre 2011 e 2014, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu 345 missões de 92 países, sendo que 88% são de países da América Latina, Caribe e África.

Graças às visitas das delegações, foi possível firmar acordos de cooperação técnica, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Coordenação-Geral de Ações de Combate à Fome (CGFOME), do Ministério das Relações Exteriores. Uma das prioridades da atuação internacional brasileira é a Cooperação Sul-Sul. A cooperação horizontal entre países em desenvolvimento estabelece a relação do MDS com países latino-americanos, caribenhos e africanos.

“Temos tido uma experiência muito rica em cooperação, com países querendo trocar experiências, mas queremos fazer mais e ser mais eficientes. A cooperação com os países em desenvolvimento é prioridade para o Brasil”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela participou, no sábado (26), do evento Mobilizando a Geração Fome Zero, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

No encontro, Tereza falou sobre a experiência brasileira e os acordos de cooperação, como o PAA África. A iniciativa foi inspirada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do MDS, que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar para a merenda escolar. O projeto ajuda países africanos a aproveitar a experiência brasileira de segurança alimentar e nutricional para o desenho de suas próprias estratégias de desenvolvimento.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome