CIDADE

Exposição chama a atenção para o Dia Mundial da Saúde Mental

Exposição no hall da PMV traz trabalhos desenvolvidos por usuários dos CAPS

Em 10/10/2017 Referência JCC / Giovana Rebuli Santos, Secom-PMV

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta terça-feira (10), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Vitória estão expondo, no hall do Palácio Municipal, fotos de eventos e artesanatos produzidos em oficinas realizadas nos espaços.

A exposição teve início nesta segunda (9) e segue até sexta (13). O objetivo é aproximar a sociedade desse tema e dessa realidade.

"Muitas pessoas acreditam que apenas a medicação é suficiente no tratamento mental, porém é preciso também trabalhar a socialização. Quanto mais conhecermos e entendermos as pessoas que estão com algum transtorno mental, mais nossa sociedade será capaz de aceitar e compreender que elas também têm espaço e direitos em nosso meio", explicou a psicóloga do Caps da Ilha de Santa Maria, Rejane da Silva Vasconcelos.

Caps

Vitória possui quatro Centros de Atenção Psicossocial, que atendem individualmente e em grupo pessoas encaminhadas das unidades de saúde ou diretamente, por demanda espontânea. Os Caps atuam com equipes multidisciplinares, formadas por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, musicoterapeutas, arteterapeutas, técnicos esportivos e terapeutas ocupacionais.

CAPS Ilha de Santa Maria

Atende pessoas acima de 18 anos com transtornos mentais. Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares. Os principais objetivos são tratamento, reabilitação e reinserção social na sociedade dos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo atenção aos familiares.

Rua José de Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria - Telefone: (27)3132-5111 / 3132-5110

CAPS São Pedro

Atende adultos com transtornos mentais e seus familiares. A assistência é oferecida por uma equipe multidisciplinar, de forma planejada e de acordo com a necessidade individual.

Está localizado atrás do Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro, na rodovia Serafim Derenzi - Telefone: (27) 3332 8132 / 3332 8133

CAPS infantil

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CapsI) realiza acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre zero e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes. São oferecidas diferentes modalidades de tratamento, dependendo das necessidades de cada uma delas.

Telefone: (27) 3225-3698/5497

CAPS Álcool e outras drogas

Atende adultos com transtornos causados por uso intenso ou abusivo de álcool e outras drogas. Desenvolve ações de atendimento aos familiares, bem como práticas alternativas do cuidado à saúde: como reik, auticuloterapia, fitoterapia, ioga, meditação e mandalas, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos em grupos ou individuais e atendimentos aos familiares. 

Rua Álvaro Sarlo, 181, Ilha de Santa Maria - Telefone: (27) 3132-5104

Data

O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. O objetivo é combater o preconceito e o estigma em relação à saúde mental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida.

(Foto: Divulgação)