ECONOMIA CAPIXABA

Fábrica de Ideias será referência de inovação e economia criativa.

A Prefeitura de Vitória, o Ifes e o Sebrae-ES assinam, nesta segunda (27), o termo para implementação.

Em 27/06/2016 Referência JCC

A Prefeitura de Vitória, o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-ES) assinam, nesta segunda-feira (27), o termo para implementação do AceleraVix, programa que busca incentivar empreendedores e startups.

A assinatura do termo ocorrerá às 19 horas, na Fábrica de Ideias, na avenida Vitória, nº 1.449, em Jucutuquara, local onde será instalado o programa AceleraVix na capital.

Atendendo à proposta de a Fábrica de Ideias ser um centro de economia criativa no município, será instalado no local um Centro de Referência em Inovação e Arte (Cria), que vai promover, de forma articulada, a arte, a inovação, a cultura e o empreendedorismo criativo, por meio do fomento e profissionalização de empreendedores ligados a este segmento.

"Esse será um espaço multifuncional que vai articular, no âmbito da economia criativa, eventos, capacitação e consultoria voltados à formação de empreendedores e técnicos, assim como à produção e à difusão cultural para inclusão social e inovação", apontou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Serviços

O programa AceleraVix é uma pré-aceleradora de empresas de inovação, que visa preparar e deixar os empreendedores aptos a apresentar suas ideias e iniciativas para futuros investidores.

A Fábrica de Ideias sediará também uma empresa júnior para prestar serviços e desenvolver projetos para empresas, entidades e para a sociedade em geral nas suas áreas de atuação, sempre sob a supervisão de professores orientadores, além de uma Incubadora de Empreendimentos do Ifes, que é constituída por uma rede de núcleos incubadores de empreendimentos implantados em diversos campi do Instituto Federal de Educação.

Empreendimento e inovação

No espaço da Fábrica de Ideias, ainda será implantado o Centro de Referência em Educação Empreendedora e Inovação Aberta (Creia), com o objetivo de desenvolver estratégias, programas e implantação de polos de inovação em bairros da capital.

Em março passado, a Prefeitura e o Ifes assinaram termo de cessão de uso compartilhado das instalações da Fábrica de Ideias para a implantação de novos projetos e ações.

Fonte:PMV