ECONOMIA CAPIXABA

Fábrica de polpas de frutas ajuda a movimentar a economia de Viana (ES).

A propriedade familiar se tornou um empreendimento e tem dado certo chegando a produzir mil quilos/dia.

Em 29/02/2016 Referência JCC

Mais um empreendimento tem movimentado a economia local do município. Trata-se da fábrica de polpas de frutas Siti Fruty Indústria & Comércio, localizada em Ladeira Grande, área rural do município, que há mais de 30 anos trabalha no processo de produção de polpas diversas. A propriedade familiar se tornou um grande empreendimento que tem dado certo chegando a uma produção diária de mil kg. Em um ano são produzidos cerca de 160 mil kg de polpas de frutas processadas.

Tudo isso surgiu no dia 1º de março de 1986, há 30 anos, fundada pela mãe Risodete Spinola Conti. A empresa familiar atualmente é comandada pelos irmãos Marcos Spinola Conti e Marta Spinola Conti. “Na época havia uma plantação de acerola que estava dando muitas frutas e minha mãe não sabia o que fazer com todas elas. Foi ai que ela teve a ideia de vender as polpas para não desperdiçar”, explicou Marcos.

Com o passar do tempo, a família foi investindo em maquinário e na contratação de colaboradores, e, sempre na preocupação de entregar um produto com qualidade ao consumidor.  “Sempre procurei atuar de forma consciente com as exigências de mercado e em uma linha de produção que atendesse as normas do Ministério da Agricultura. Recentemente, passamos a pasteurizar nossa linha, o que passou a ser um diferencial na qualidade dos nossos produtos”, destaca.

Marcos explicou como é feito o escoamento da produção e toda a logística. “Vendemos as polpas para o Rio de Janeiro no município de Macaé, e para a região da Grande Vitória. Aqui em Ladeira Grande, muitos fazendeiros e pessoas próximas à fábrica também consomem. Fazemos também a entrega, e os que residem nas proximidades compram aqui mesmo na fábrica”, conta.

Ele ainda explica a importância do diferencial para o crescimento do negócio. “Como atuamos em um mercado amplamente concorrido, contamos com um diferencial extremamente importante, que é um produto promissor e sempre com a preocupação de “entregar” qualidade aos consumidores. Além disso, todos os resíduos são reaproveitados e devidamente tratados, destinados à compostagem para fins de alimentação animal e utilizados como adubo”, reforça.

A linha de produção possui cerca de 10 sabores diferentes em embalagens de 100g e 1 kg. Os sabores são: abacaxi com hortelã, acerola, caju, goiaba, graviola, laranja com acerola, cupuaçu, manga, maracujá e morango. A empresa conta atualmente com seis funcionários, sendo três que atuam diretamente na fábrica e três no pomar, o que garante a empregabilidade local.

Os investimentos no negócio não param por ai. Os irmãos pensam também em investir no sistema Fotovoltaico, onde o consumo de energia é de 2.500 KW/ mês. Com a implantação da nova capitação de energia via placas solares, os proprietários terão novos ganhos financeiros e também ambientais.

Secom/PMViana