CULTURA

Fames realiza aula inaugural com lançamento de livros.

O lançamento faz parte do projeto recente da faculdade de publicar trabalhos relevantes.

Em 11/02/2016 Referência JCC

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) realiza, na próxima segunda-feira (15), as aulas inaugurais do ano letivo de 2016. As aulas acontecem na Sala de Concerto Alceu Camargo nos seguintes horários: 9h – Licenciatura matutino; 14h – Bacharelado; 19h – Licenciatura noturno.
 
Para marcar a abertura do ano letivo, a partir das 20h30, após a ultima aula inaugural, a Fames aproveita para lançar os livros "A saúde dos músicos em foco – olhares diversos”, de Mariana Medici, Braulio Bosi, Raquel Rohr e Eduardo Santos; “Acordes na guitarra: Suas escalas e encadeamentos”, de Fábio Calazans e “Banda Sinfônica da Fames”, de Marcelo Madureira. 
 
O lançamento faz parte do projeto recente da faculdade de publicar trabalhos relevantes, que envolvam pesquisa em música, produzidos por seu corpo docente. A Fames produz conteúdo editorial desde o ano de 2011, mas foi em 2012 que a instituição tornou-se editora, com registro na Biblioteca Nacional, passando a formalizar a identificação de suas publicações no padrão internacional (ISBN). Nesses quatro anos já foram publicados 16 livros entre outros projetos culturais.
 
Sobre os livros
 
 “A saúde dos músicos em foco – olhares diversos” é um trabalho em grupo desenvolvido por de Mariana Medici, Braulio Bosi, Raquel Rohr e Eduardo Santos. Uma leitura interessante e informativa, com diferentes opiniões de especialistas das mais diversas áreas da saúde, referentes ao “adoecer do  músico,  no desenvolver de sua atividade” e, principalmente, na prevenção de doenças e na longevidade de sua carreira. 
 
O livro “Acordes na guitarra: Suas escalas e encadeamentos”, de Fábio Calazans, apresenta uma abordagem inicial acerca de alguns conceitos relacionados ao estudo da harmonia. Requer um conhecimento mínimo por parte do leitor dos conceitos preliminares da teoria básica e, também, da leitura melódica e propõe um conceito de originalidade quanto ao uso dos acordes.
 
Em “Banda Sinfônica da Fames”, Marcelo Madureira conta a história de um pro¬jeto precursor no processo de ensino-aprendiza¬gem de prática de orquestra no Estado do Espírito Santo. O traba¬lho mostra o envolvimento do Governo e algumas ações visando potencializar as oportunidades e o acesso da população à cultura.
 
Fonte: SECOM-ES