CIDADE

Feira do Verde é cancelada em Vitória pela 1ª vez em 25 anos.

Prefeitura alega falta de verba para não realizar o tradicional evento.

Em 01/12/2015 Referência JCC

A Feira do Verde, tradicional evento de educação ambiental do Espírito Santo, foi cancelado, de acordo com a Prefeitura de Vitória, nesta segunda-feira (30). É a primeira vez em 25 anos que o evento é cancelado.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, explicou que o principal motivo do cancelamento é a falta de verba que vem descontrolando o orçamento da cidade desde o início do ano.

“O município já vem desde o início do ano em um drama orçamentário que tem influenciado nas decisões de contenção de gastos. A administração tem agido com responsabilidade para que serviços essenciais sejam executados e outros sejam adiados”, disse.

Ainda segundo o secretário, a tragédia ambiental do rompimento da barragem da Samarco, cujos donos são a Vale e anglo-australiana BHP Billiton, também foi um dos motivos para o cancelamento.

“Este é um problema ácido que o estado esta vivendo, além da crise hídrica. Todos estão envolvidos com isso e Vitória não pode se privar. Estamos ajudando nas pesquisas de monitoramento das águas e análises fisico-químicas”, afirmou.

Embora não aconteça este ano, a Feira do Verde não irá sair do calendário da cidade, garantiu o secretário. O evento volta no ano que vem na semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada em junho, e com um novo conceito.

“A feira, mais do que nunca, precisa de uma nova lógica, um novo pensamento. Vamos adotar um modelo mais didático e educativo. A Feira precisa envolver a cidade como um todo, ser quase uma escola e deixar um legado. Estamos apenas adiando o evento para fazer algo bem feito nos próximos anos”, concluiu.

Fonte: G1-ES