CIDADE

Feiras livres vão ter mobilização contra o mosquito Aedes aegypti em Vitoria/ES

A primeira mobilização será realizada em Jardim Camburi, a partir das 8 horas..

Em 11/03/2016 Referência JCC

Em guerra contra o mosquito transmissor de dengue, Zika vírus e chikungunya - o Aedes aegypti -, a Prefeitura de Vitória fará ações nas feiras livres da capital a partir desta sexta-feira (11) para abordagem e orientação aos moradores sobre os principais sintomas dessas doenças e medidas de controle e eliminação de criadouros do inseto. A primeira mobilização será realizada em Jardim Camburi, a partir das 8 horas.

Seguindo o planejamento, no sábado (12), será a vez da feira de Ilha das Caieiras e, no próximo dia 19, em Jardim da Penha. Além disso, 18 integrantes do grupo "Desbravadores" contribuirão com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nas ações de abordagem.

"Em Vitória, dia 'D' de combate ao mosquito é todo dia. Precisamos que toda a população estabeleça sua rotina de verificar seus ambientes domiciliares e de trabalho para eliminação de criadouros. É importante lembrar que 80% dos focos estão nos quintais das casas", destacou a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.

Ações de combate ao mosquito

Segundo ela, a Prefeitura vem desenvolvendo ações em diversas frentes para eliminar o mosquito e garantir a assistência aos cidadãos. Mas é preciso que toda a sociedade esteja envolvida no controle e eliminação dos criadouros.

A visita às feiras livres é uma etapa das ações que começaram no final de 2015, quando o prefeito Luciano Rezende decretou situação de emergência no município. De lá para cá, foram realizadas 45 ações integradas para eliminação dos criadouros e outras 16 estão programadas para o mês de março, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Serviços (Semse), Exército, lideranças comunitárias e Defesa Civil.

Ações em números
  • 55 mil alunos da rede municipal de ensino participam do projeto "Caçadores de larvas”, por meio do qual realizam em casa um check list para identificar e eliminar eventuais criadouros do mosquito e controlar a formação de novos focos;
  • 45 ações integradas foram realizadas em uma força-tarefa envolvendo unidades de saúde, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, Corpo de Bombeiros, Desbravadores, Exército e lideranças comunitárias, percorrendo e realizando ações de orientação e eliminação de focos;
  • 62.862 visitas domiciliares foram realizadas pelos agentes de endemias nos meses de janeiro e fevereiro deste ano;
  • 2.015 toneladas de lixo foram retiradas dos mutirões de limpeza realizados nos bairros Itararé, da Penha, Bonfim, Santos Dumont, Goiabeiras, Andorinhas, Jesus de Nazareth e Nova Palestina, entre dezembro de 2015 e março deste ano;
  • 56 bairros de Vitória estão com o cronograma de atendimento do carro fumacê definido neste mês de março, à noite e de madrugada. Veja aqui;
  • 30 proprietários de imóveis foram notificados e, desses, 23 autuados por apresentarem reincidência de situações de risco para proliferação do mosquito.

Fonte:PMV