ESPORTE CAPIXABA

Ferinhas do futebol de areia levam talento para torneio na praia de Camburi

O torneio teve início no último sábado (7), na praia de Camburi em Vitoria/ES.

Em 14/11/2015 Referência JCC

O Vitória Kids Beach Soccer Cup é uma competição que reúne ferinhas do beach soccer e futuros atletas de alto rendimento da modalidade. O torneio teve início no último sábado (7), na praia de Camburi - na altura do quiosque 6 -, e segue até o dia 12 de dezembro. A segunda rodada será neste sábado (14), às 16 horas.

O campeonato, que conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), é uma iniciativa das próprias escolinhas de futebol de areia: Cerezo Soccer, Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul , Geração Sports Beach Soccer e Meninos da Ilha.

O objetivo é promover o beach soccer entre a garotada, com a participação de equipes das categorias sub 15, sub 13, sub 11 e sub 9 .

Expectativa

Mayco Cadorini, gestor do Geração Sports Beach Soccer, reforçou a importância da competição. "Há uma expectativa muito grande por parte de pais, familiares e das próprias instituições. É saudável e estimula a interação através do esporte. Quando não há essa oferta, a lacuna fica muito grande, e acabamos até perdendo alunos".

Meninas e meninos jogando juntos

O Vitória Kids Beach Soccer Cup promoverá, ainda, uma experiência nova. A ação terá como laboratório a categoria sub 9, na qual meninos e meninas atuam em conjunto. 

Um dos organizadores da competição, Carlos Henrique Simões explicou que a iniciativa é consenso entre as equipes participantes do projeto. "O tema é atual, e precisamos iniciar esse processo desde cedo. Não é uma questão de gênero, mas uma questão de respeito ao próximo. A maioria de nós cresceu com a frase 'Futebol é coisa pra homem', mas nem sabemos porque repetimos isso. Na época da ditadura, houve um decreto no Brasil que proibia as mulheres de praticar o futebol. É preciso desconstruir isso com urgência. Apesar desse modelo já ser adotado em outros países, no Brasil é totalmente incomum por conta do contexto. Temos muita responsabilidade nesse processo".

Professora de Educação Física e ex-jogadora de futebol, Ane Oliveira acredita que o projeto já nasce vitorioso por ter a coragem de abordar abertamente diversos temas. "Meninos e meninas até certa idade não se diferenciam na maturação. Tenho defendido com o pessoal de lutas que até certa idade as competições deveriam ser mistas. Não há nenhuma perda com isso, mas, pelo contrário, meninos e meninas aprendem desde cedo a se respeitar em situações de estresse".

Sucesso na estreia

Logo na primeira rodada da competição, sucesso absoluto. Mais de 200 crianças competiram e interagiram em jogos realizados simultaneamente em duas quadras, sempre sob o olhar atento dos pais, amigos e responsáveis dos competidores, além dos dos frequentadores do calçadão de Camburi.

João Marcos, atleta da categoria sub 15, elogiou a forma como está sendo construída a competição. "Eu já tinha treinado futebol de areia, mas estava meio desanimado. Voltei porque vi que tinha alguma coisa nova acontecendo. A gente fica torcendo para mais pessoas verem isso e reconhecerem que o beach soccer é mesmo um esporte muito irado".

Resultados da primeira rodada

Sub 15
Geração Sports BS 9 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 3 x 5 PFC Cerezo BS

Sub 13
Geração Sports BS 8 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 8 x 0 PFC Cerezo BS

Sub 11
Geração Sports BS 5 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 1 x 5 PFC Cerezo BS

Sub 9
Geração Sports BS 5 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 2 x 11 PFC Cerezo BS

A próxima rodada acontece neste sábado (14), a partir das 16 horas, com os seguintes confrontos:

  • Geração Sports x PFC Cerezo BS
  • Meninos da Ilha x Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul

Fonte:PMV