CULTURA

Festival de Brasília homenageia Glauber Rocha na abertura

A 47º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será aberta nesta terça, (16), com uma homenagem a um dos maiores cineastas brasileiros, o baiano Glauber Rocha.

Em 16/09/2014 Referência JCC

A 47º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será aberta nesta terça, (16), com uma homenagem a um dos maiores cineastas brasileiros, o baiano Glauber Rocha. Em seção para convidados, será exibido a cópia restaurada de Deus e o Diabo na Terra do Sol, o principal filme de Glauber que completa 50 anos da sua estreia em 2014.

O filme conta a saga do Manoel (Geraldo Del Rey), pobre e explorado, que depois de assassinar o patrão refugia-se com sua mulher Rosa (Yoná Magalhães). O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1964.

A homengem à Glauber contará com a presença de Othon Bastos, que interpreta o cangaceiro Corisco no filme, e dos filhos do cineasta, Paloma Rocha e Henrique Cavalleiro. Um concerto especial inspirado na trilha sonora do filme, composta por Sérgio Ricardo, também será apresentado por músicos do Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Exposição comemora 50 anos de Deus e o Diabo na Terra do Sol

Programação

O Festival de Brasília contará com mostras competitivas de longas, curtas e de filmes realizados na cidade, além de seminários, oficinas, debates e de um festival com curtas infantis premiados. O evento acontece no Cine Brasília e em outros espaços espalhados pelo Distrito Federal até o dia 23 de setembro. Confira a programação detalhada:

Mostra competitiva - 17 a 22 de setembro

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro

Seminários - de 17 a 23 de setembro

Oficinas - de 17 a 23 de setembro

Fonte:EBC