CIDADE

Festival de Pipas colore o céu de Vila Velha, ES.

Evento teve competição que elegeu a menor e a maior pipa.

Em 28/07/2015 Referência JCC

O 24º Festival de Pipas foi realizado na Prainha, em Vila Velha, no Espírito Santo, neste domingo (26). Pessoas de todas as idades, pais e filhos, meninos e meninas participaram do evento.

Além da brincadeira, também aconteceu uma competição, na qual foi escolhida a menor e a maior pipa confeccionada, que precisava ficar no ar por pelo menos 30 segundos.

O céu ficou colorido e o gramado cheio de gente animada e disposta. O padeiro William Carvalho juntou nove amigos para montar uma pipa de 21m².

"Sozinho não dá, não. Nós estamos em dez e ainda faltou gente para montar", explicou William.

Já a pipa do garçom Renam Domingos, tem dez centímetros e cabe na palma da mão. "Dificuldade é ter paciência para fazer uma pipa pequena", disse o pipeiro.

Um dos organizadores do evento, Jeferson Luiz Trindade, explicou que o festival tem como objetivo reunir a família e sair do sedentarismo.

"Para unir a família, para gente mostrar a quantidade de pipeiro que existe. Pessoas amantes dessa arte de soltar pipa. Porque isso é um esporte, sai do sedentarismo. A gente até faz a campanha 'saia de frente do computador e venha soltar uma pipa'", disse o organizador.

Renam levou o sobrinho e o filho de três anos para participar do festival. "Fazer ele aprender a gostar também, porque é legal. É uma brincadeira saudável, para reunir amiguinhos dele. Ele gosta bastante, até agora não parou", comentou o padeiro.

A chefe de cozinha Ana Paula Poloni, mãe de um menino de 7 anos, também se divertiu com a brincadeira.

"Eu solto, venho me divertir com ele. Desde que eu nasci eu via pipa no alto", declarou Ana Paula.

O motorista Rafael Racanelli levou a filha para soltar pipa no festival. "Todo mundo pode estar brincando, não importa a idade. Pode ser criança, adulto, menina ou menino, não importa", comentou.

O pipeiro que ganhou com a menor pipa foi o Renam Domingos e, com a maior, William Carvalho.

Fonte: G1-ES