EDUCAÇÃO

Fibria reúne estudantes de Aracruz (ES) para redigir carta aberta.

É uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz.

Em 25/08/2016 Referência JCC

Na quarta-feira (24/8), um grupo de aproximadamente 25 estudantes de escolas municipais de Aracruz e de Projetos Sociais que trabalham com crianças e adolescentes reuniu-se para propor uma carta aberta sobre a educação no município. A atividade faz parte do 3º ciclo do Programa Votorantim pela Educação (PVE), que é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos municípios com operações das empresas do Grupo Votorantim, representado no Espírito Santo pela Fibria.

No 1º e no 2º ciclo do Programa, os estudantes participaram de atividades lúdicas, como construção de bandeiras com o tema “Qual é a escola que você quer” e iniciaram a construção dos Projetos para o concurso Desafio Criativos da Escola, por meio do qual devem propor ações para melhorar a realidade da educação no município. A premiação do concurso ocorrerá no mês de novembro. “Neste 3º ciclo, que envolve a carta aberta, o objetivo é dar voz aos adolescentes para que falem da escola que querem construir junto com o município”, diz Sandra Martins de Oliveira, consultora de Sustentabilidade da Fibria.

A iniciativa

A iniciativa também visa mobilizar a sociedade para se comprometer com as mudanças necessárias à promoção de uma educação com qualidade no município. A ideia é envolver um grupo de alunos que seja representativo: escolas indígenas, rurais e urbanas; diferentes bairros; e diversidade de gênero, envolvendo meninos e meninas. O Programa Votorantim pela Educação envolve crianças e adolescentes com idade entre 9 e 16 anos.

Os alunos participaram da atividade de redação da Carta Aberta na Escola Placidino Passos, no bairro Polivalente. No mesmo dia (24/8), diretores de escolas, pais de alunos e representantes da Prefeitura de Aracruz participaram de uma reunião do Grupo de Mobilização do Programa Votorantim pela Educação, na mesma escola.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios. O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint operation com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros. Para mais informações, acesse www.fibria.com.br.

Ascom/Fibria