MEIO AMBIENTE

Fiscalização de produtos perigosos em aeroportos gera R$ 2,8 milhões em multas.

Na ação foram verificadas as normas de segurança, saúde e meio ambiente.

Em 11/08/2015 Referência JCC

Segundo levantamento da Superintendência do Ibama em São Paulo, foram realizadas 50 vistorias e lavrados 28 autos de infração durante fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos nos aeroportos internacionais de Guarulhos e de Viracopos (Campinas /SP). As infrações totalizaram R$ 2,8 milhões em multas. Na ação, realizada na primeira semana de agosto, foram verificadas as normas de segurança, saúde e meio ambiente bem como a regularidade do Cadastro Técnico Federal.

A ação teve por objetivo verificar como é feito o transporte rodoviário destes produtos após a saída dos aeroportos, sendo conferidos os kits de emergência, a simbologia dos painéis de segurança e os rótulos de risco, as fichas de emergência dos veículos e o porte da autorização interestadual de transporte de produtos perigosos expedida pelo Ibama.

As inspeções de caminhões e outros veículos transportadores foram realizadas nas imediações dos terminais de cargas dos aeroportos, contemplando os fluxos de cargas de importação e exportação e o trânsito aduaneiro.

Para o coordenador do Núcleo de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais do Ibama em São Paulo, Fernando Scavassin, ações como esta devem ser intensificadas nos aeroportos e na região. “É necessário que as empresas que realizam o transporte de produtos perigosos se conscientizem da importância da adequação à legislação vigente, principalmente quanto aos riscos inerentes à atividade", informou.

Fonte: Ibama.