CIDADE

Fiscalização intensiva combate revenda clandestina de gás

Programa Gás Legal: Fiscalização intensiva combate revendas de gás de cozinha em Viana

Em 07/07/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Durante essa ação, foi solicitado o apoio dos comerciantes legalizados e da população em geral para identificar possíveis pontos de venda clandestinos. 

A prefeitura de Viana, por meio do PROCON Municipal, em parceria com a Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizou, entre os dias 26 e 29 de junho, uma ação de fiscalização nas revendedoras de gás. O ato faz parte do Programa Gás Legal. O objetivo principal foi verificar o cumprimento das normas por parte dos comerciantes registrados junto à ANP.

Ao todo, 24 estabelecimentos foram visitados pelos agentes fiscais do Procon Municipal, Postura e ANP. Durante as fiscalizações, os agentes observaram o armazenamento adequado e a integridade dos botijões, além de verificarem se houve a requalificação necessária dos portões, bem como as medidas de segurança no manuseio e transporte das botijas.

Também foi checado se os revendedores possuíam extintores de incêndio, placas de segurança, notas fiscais e todos os documentos necessários e atualizados para o funcionamento regular do estabelecimento, incluindo a autorização da ANP, alvará de funcionamento e licença do Corpo de Bombeiros.

Durante essa ação, foi solicitado o apoio dos comerciantes legalizados e da população em geral para identificar possíveis pontos de venda clandestinos. Todas as denúncias, registradas internamente no Procon Municipal, estão sendo encaminhadas à Delegacia do Consumidor e à ANP, a fim de que medidas repressivas sejam tomadas, incluindo a autuação com aplicação de multa e, se necessário, a interdição e fechamento desses estabelecimentos ilegais.

A revenda clandestina de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é considerada um crime, sujeitando os responsáveis às sanções previstas na Lei nº 8.176/1991, que estabelece penas de até cinco anos de reclusão, sem direito a fiança. A ANP fiscaliza os agentes econômicos autorizados, porém, quando recebe denúncias ou identifica revendas clandestinas, a agência, acompanhada das autoridades policiais, autua os infratores e apreende as mercadorias.

O Programa Gás Legal continua em andamento, visando garantir a segurança e a regularidade do comércio de gás de cozinha em Viana. A participação ativa da comunidade é fundamental para combater essa prática ilegal, assegurando assim a qualidade e a confiabilidade desse importante insumo para a população. (Secom/PMViana)

Leia também:

Uso de tablets otimiza trabalho de agentes de saúde em Vitória
Tecnologia e Operação Pipa são pautas de GGIM de Vila Velha
Vila Velha inaugura CCI Praia da Costa na próxima sexta (7)
Marataízes inaugura unidade escolar em Boa Vista do Sul
Aracruz: Reforma do CRAS será entregue na próxima semana
Serra institui novo prazo para notificações por câmeras
Município de Vila Velha receberá 3 milhões de reais da União
Prefeitura estende período de teste do rotativo em Linhares
Serra realiza leilão de bens inservíveis no mês de agosto
João Neiva já entregou 150 escrituras para moradores urbanos
Linhares repassa R$ 800 mil para entidades socioassistenciais

TAGS:
VIANA | PROGRAMA | FISCALIZAÇÃO | GÁS | COMBATE