SAÚDE

Força, resistência, hipertrofia, entenda a suplementação com HMB

Nutricionista explica benefícios e recomendações de uso da substância.

Em 17/04/2018 Referência JCC - Cristiane Perroni (Foto: EuAtleta)

O HMB (beta-hidroxi - beta-metilbutirato) é naturalmente produzido no corpo a partir do aminoácido leucina. A leucina sofre ação de várias enzimas e cerca de 5% é convertida em HMB. É considerado um grande agente anti-catabólico e que também atua no metabolismo energético.

Dose recomendada: é indicada suplementação de 3g (dose eficaz mais utilizada nos estudos) ou 38mg/kg peso.

Momento de uso: 60 minutos antes do treinamento de força, em exercícios de alta intensidade e de longa duração.

Pode ser consumido em cápsulas ou pó como um sal de cálcio mono-hidratado. Seria necessária a ingestão de 600g de proteína de alta qualidade para obter cerca de 60g de leucina e 5% ser convertido a 3gde HMB. Seu pico de ação ocorre uma hora após o consumo, e o período de suplementação deve ser no mínimo de seis semanas associada ao treinamento.

Ação do HMB no turnover proteico:

O turnover das proteínas musculares é resultado da síntese proteica e da degradação proteica do músculo esquelético. Quando a síntese proteica excede a degradação proteica ocorre síntese de proteínas no músculo. Entretanto, quando a degradação proteica excede a síntese de proteínas, há uma quebra de proteína do músculo esquelético. O HMB afeta tanto a síntese de proteínas como a degradação proteica.

Benefícios da suplementação:

- Inibição da proteólise e estímulo à síntese proteica.

- Aumento da força, resistência e hipertrofia muscular.

- Redução do dano muscular, menor degradação proteica após o exercício.

- Atenua o aumento dos indicadores de dano muscular esquelético e degradação proteica, a CK (creatino quinase) e LDH (lactato desidrogenase), e indicadores urinários de degradação de proteínas 3 MH (3-metil- histidina).

- Acelera capacidade de regeneração muscular em exercícios de alta intensidade e de longa duração.

- Aumenta a oxidação de gorduras e estimula a biogênese mitocondrial, melhorando o desempenho aeróbico, metabolismo energético e a perda de gordura.

- Pode aumentar a perda de gordura corporal e prevenir a redução da massa magra em indivíduos que estejam em dietas com restrição calórica (ex: fisiculturistas que estão em dieta com controle de ingestão calórica pré-competição).

O consumo de HMB é seguro e não causa nenhum efeito adverso em adultos e idosos, respeitando a indicação, dose, momento e período a ser utilizado.