CIDADE

Força Nacional avalia percurso da Tocha Olímpica em Vila Velha/ES

A Tocha Olímpica passará por Vila Velha no dia 17 de maio.

Em 22/01/2016 Referência JCC

O município de Vila Velha integra a lista de aproximadamente 300 cidades brasileiras que servirão ao Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. E para avaliar o trajeto, uma equipe da Força Nacional, que é responsável pela segurança da Tocha e seus condutores, realizou, na tarde desta quinta-feira (21), uma visita técnica ao percurso previsto em solo canela-verde, junto à Guarda Municipal. 

O trajeto já está definido pelo Comitê Rio 2016 e a data marcada para que os condutores realizem a exibição do fogo olímpico será no dia 17 de maio. Em Vila Velha, a Chama Olímpica passará por diversos bairros. Apenas nove cidades do Espírito Santo terão a oportunidade de realizar o revezamento da tocha olímpica. Todos os locais foram selecionados previamente pelo Comitê Rio 2016, considerando o valor nacional, geográfico, histórico ou cultural.

Para o coordenador do revezamento da Prefeitura de Vila Velha, Edinei Quintanilha, a passagem da Tocha é a representação do espirito olímpico. “É como se Vila velha fosse, por algumas horas, a capital desse grande evento, que reúne atletas olímpicos e paralímpicos do mundo inteiro”, afirma.

De acordo com o comitê organizador, a jornada começa em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas em diversos trechos do país.

Percurso - O evento do revezamento da tocha olímpica terá inicio na Fundação Bradesco, no bairro Araçás, percorrendo as principais ruas e orla de Vila Velha, terminando no berço da colonização do Espírito Santo, a Prainha.

Inicio – Rodovia Darly Santos
Av. Sergio Cardoso – Araçás, Jardim Guaranhuns, Guaranhuns, Nova Itaparica
Av. Leila Diniz – Praia das Gaivotas
Av. Saturnino Rangel – Coqueiral de Itaparica
Av. João Mendes – Santa Mônica e Santa Mônica Popular
Rua Dezenove – Vila Nova
Rua Itaiabaia – Praia de Itaparica
Av. Jose Julio de Souza – Praia de Itaparica
Av. Antonio Gil Veloso – Praia de Itapoã e Praia da Costa
Rua Castelo Branco – Praia da Costa
Av. Antônio Ataide – Centro de Vila Velha
Fim – Prainha.



Tradição – O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado na Grécia Antiga, onde eram organizadas corridas de revezamento com a chama, em tributo a deuses. Mensageiros eram enviados pelas cidades para anunciar o evento. Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã, em 1928, mas o primeiro revezamento ocorreu em Berlim, em 1936.

Fonte:PMVV