EDUCAÇÃO

Fórum discutirá desafios da universidade pública brasileira.

Organizado pelo Conselho Nacional de Educação, evento debaterá influência do setor no desenvolvimento econômico do País.

Em 10/03/2015 Referência JCC

De 11 a 13 de março, o Conselho Nacional de Educação (CNE) sediará o "5º Fórum Nacional de Educação Superior do CNE – Desafios e Perspectivas da Universidade Pública Brasileira no Marco do PNE", em Brasília.

O encontro busca ampliar o debate acerca da influência das políticas de educação superior no desenvolvimento econômico e nas demais políticas públicas, como saúde, infraestrutura, segurança e direitos humanos. 

O Fórum da Educação Superior foca na atuação da universidade pública na produção do conhecimento, da formação e da pesquisa no atual estágio de desenvolvimento e desafios de crescimento econômico.

Serão abordados questões de gestão e governança das universidades, o processo de autoavaliação, a atualidade e amplitude dos currículos e as áreas de pesquisa.

O objetivo é identificar limites e estabelecer as transformações necessárias para ampliar a participação da universidade pública nas vocações econômicas de cada região, além de identificar politicas e ações que estimulem a inovação tecnológica nas empresas, no fortalecimento de políticas sociais e na ampliação do espaço público destinado à cultura e ao conhecimento como fatores básicos de inserção social e na cidadania.

O evento contará com a presença de pesquisadores, empresários e especialistas em políticas públicas, além dos conselheiros do CNE, dirigentes públicos e especialistas.

Sobre o CNE

O  Conselho Nacional de Educação tem por missão a busca democrática de alternativas que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

Cabe ao conselho formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional.

Os conselheiros se reúnem sempre na primeira semana de cada mês para promover a participação de várias forças sociais, culturais e econômicas, na construção da educação brasileira.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Educação