SAÚDE

Freio lingual tem solução ainda na infância, diz especialista

A dentista Catarina Riva esclarece algumas dúvidas sobre o tema.

Em 10/08/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

A língua presa pode provocar problemas na amamentação, mastigação e até na fala da criança.

A famosa “língua presa” pode ser descoberta logo após o parto com o teste da linguinha, que tem como objetivo verificar se existe alguma alteração no frênulo (popularmente conhecido como freio), membrana que une a língua ao assoalho da boca. A língua presa pode provocar problemas na amamentação, mastigação e até na fala da criança. Mas esse problema tem solução. A seguir, a dentista Catarina Riva esclarece algumas dúvidas.

Como identificar se meu bebê possui problemas no freio lingual?

Com auxílio de uma gaze, segure e puxe levemente a linguinha de seu bebê , se você perceber alguma “pelinha “ unindo a porção anterior da língua ao assoalho da boca, ou perceber, através desse movimento, que a ponta língua da criança fica esbranquiçada ou em formato de coração, provavelmente seu filho sofre de freio lingual excessivo.

As mães costumam identificar o problema por conta da amamentação. Nesse caso o bebê tem dificuldades de sugar o leite, o que provoca dores durante a amamentação e rachaduras no seio. O bebê também pode apresentar dificuldade em ganhar peso.

O que causa o problema?

As causas da língua presa são desconhecidas. Podem ser hereditárias, bem como podem ocorrer em bebês sem histórico do caso na família.

Geralmente, como é feito o diagnóstico?

Existe o teste da linguinha, que serve justamente para identificar esse tipo de problema. Ele feito logo após que a criança nasce, ainda na maternidade. Se por algum motivo o exame não foi feito, é possível fazer o diagnóstico com um Odontopediatra.

O problema pode prejudicar o bebê?

Sim. Ele pode levar a um desmame precoce e desnecessário e também pode causar problemas na deglutição que fazem o bebê engasgar. Se o problema não é corrigido, a criança possivelmente terá dificuldades no desenvolvimento da fala e coisas mais comuns, como mastigar um alimento, por exemplo. Além disso, o freio com alterações dificulta a higienização bucal correta.

É possível reverter o quadro?

Sim. O problema pode ser corrigido através de uma cirurgia chamada frenectomia. A frenectomia mais comum é feita com um pequeno corte no frênulo da língua, deixando-a com os movimentos mais livres. Após o corte são dados pontos para a cicatrização do local e a recuperação leva em média 30 dias. A cirurgia também pode ser feita a laser. Nesse caso, a recuperação cai para algo em torno de sete dias, não sendo necessário fazer nenhum ponto. Ela pode ser feita com um odontopediatra. (Por Bruna Pereira)