CIDADE

Fundação Palmares lança projeto piloto em Vila Velha

Cidade foi selecionada para participar do projeto inovador em todo país.

Em 27/09/2017 Referência JCC - Secom PMVV (Foto: Felix Falcão)

Vila Velha foi selecionada para participar de um projeto piloto inovador em todo país. Na manhã desta terça-feira (26) foi lançado no Teatro Municipal de Vila Velha, o projeto “Conhecendo nossa História: da África ao Brasil”, promovido pela Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
 
A banda de Congo Mirim da Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Tuffy Nader”, da Barra do Jucu, participou da solenidade de abertura que contou com a presença do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, do subsecretário de Cultura de Vila Velha, Eliomar Carlos Mazoco, do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Rosenberg Moraes Caitano, representantes das Comunidades de Terreiros, Yara Marina, do Mestre Pai Carlão e demais autoridades.

Para o presidente da fundação, Erivaldo Oliveira, é necessário expandir os órgãos de promoção da igualdade no Brasil. Com estes órgãos, os municípios passam a ter acesso às políticas públicas do Governo Federal.  “Vila Velha é uma cidade que tem um grande contingente de afro-brasileiros. A administração municipal abraçou o projeto, provando que o município quer diminuir as desigualdades sociais, raciais e os preconceitos que ainda existem”, disse o presidente da Fundação Cultural Palmares.   

“O Brasil é um país colonizado pelos africanos que ajudaram a formar a identidade racial brasileira, com a miscigenação do nosso povo. As políticas afirmativas são necessárias para este reconhecimento histórico e para construção de um país mais igualitário sem descriminação que integre toda sua gente nesta diversidade”, frisou o prefeito Max Filho, que estava acompanhado do vice, Jorge Carreta.

Duas mesas redondas foram realizadas no teatro, onde o público discutiu e debateu temas importantes como: Conhecendo nossa história: da África ao Brasil e Estratégias para implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira.

Já a Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Mario Gurgel”, no bairro Terra Vermelha, recebeu representantes de grupos de cultura Afro: Congo, Povos de Terreiro, Pescadores e Capoeira do município, que participaram de uma assembleia de políticas públicas raciais.

Encerrando as atividades, um recital foi realizado no lançamento do projeto “Romances Afro-Brasileiros” –Prêmio Oliveira Silveira, com temática afro-brasileira, com a presença dos autores que autografaram suas obras na noite desta terça-feira (26), no Teatro Municipal.  Além de Vila Velha, foram escolhidos pela Fundação Palmares, os municípios de Cariacica e Serra.