MOTOR

Fusão FCA-PSA cria 4º maior grupo automotivo do mundo

A decisão foi dos conselhos de administração dos grupos Fiat Chrysler (FCA) e PSA.

Em 18/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Notícias Automotivas/Reprodução

Turim – Os conselhos de administração dos grupos Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e PSA, dono das montadoras Peugeot e Citroën, aprovaram nesta quarta-feira (18) um acordo de fusão que cria a quarta maior empresa do setor automotivo no mundo em termos de produção. 

Juntas, as duas companhias fabricaram 8,7 milhões de veículos, atrás apenas da Volkswagen, da Toyota e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e faturaram cerca de 170 bilhões de euros em 2018.   

O acordo prevê que o grupo resultante da fusão, cujo nome ainda não foi anunciado, tenha Carlos Tavares (PSA) como CEO e John Elkann (FCA) como presidente do conselho, que será formado por 11 membros, incluindo dois representantes dos trabalhadores de cada uma das empresas.   

A sede será na Holanda, atual base legal da Fiat Chrysler, e as ações serão cotadas em Milão, Paris e Nova York. “O novo grupo terá equipe, competências, recursos e dimensões capazes de aproveitar com sucesso as oportunidades oferecidas por essa nova era de mobilidade sustentável”, diz um comunicado conjunto. (ANSA)