ECONOMIA NACIONAL

Gabriel Galípolo é indicado por Lula para presidir Banco Central

O economista é o indicado pelo presidente Lula para assumir a presidência do Banco Central.

Em 29/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil

Gabriel Galípolo ainda precisará ter o nome aprovado pelo Senado Federal, que realizará uma sabatina com o indicado, para um mandato de quatro anos à frente do Banco Central, de 2025 a 2028.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O economista Gabriel Galípolo é o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Banco Central. O anúncio foi feito na quarta-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto.  

>> Serviços não financeiros tiveram recorde de ocupação

"O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado aqui, de que hoje ele está encaminhando ao Senado Federal, ao presidente [Rodrigo] Pacheco e ao senador Vanderlan, presidente da CAE [Comissão de Assuntos Econômicos], o indicado dele para a presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo, que hoje ocupa da diretoria de Política Monetária do banco", revelou o ministro.

Para assumir o cargo, Galípolo ainda precisará ter o nome aprovado pelo Senado Federal, que realizará uma sabatina com o indicado, para um mandato de quatro anos à frente do BC, de 2025 a 2028. Se aprovado, ele substituirá Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra no dia 31 de dezembro.

"Na mesma magnitude, é uma honra, um prazer e uma responsabilidade imensa ser indicado à presidência do Banco Central do Brasil pelo ministro Fernando Haddad e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse Galípolo após indicação.

Ele se recusou a responder perguntas em "respeito ao processo e à institucionalidade".

Ex-secretário de Economia e de Transportes do governo de São Paulo, Galípolo trabalhou na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator, instituição que ele fundou. Em 2023, assumiu o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, até ser indicado e aprovado para a diretoria de Política Monetária do BC, que ele ocupa desde julho do ano passado. (Por Pedro Rafael Vilela - da Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Serviços não financeiros tiveram recorde de ocupação
Prévia da inflação oficial recua para 0,19% em agosto
Governo oferecerá gás de cozinha para 20 milhões de famílias
Previsão do mercado financeiro projeta PIB de 2,43% em 2024
Receita abre nesta sexta (23) consulta ao 4º lote do IR
Arrecadação federal cresce 9,55% e chega a R$ 231,04 bilhões
Entenda proposta sobre reoneração da folha de pagamento
Mais de 60% de desligados viraram MEI por necessidade
G20: Ministro defende orçamento de demandas sociais
Mercado financeiro prevê inflação de 4,22% para 2024

TAGS:
BANCO CENTRAL | INDICAÇÃO | GALÍPOLO | LULA | PRESIDENTE