TEMAS GERAIS

Gandini quer estacionamento gratuito para idosos em todo ES

Assembleia Legislativa do ES aprovou PL que estabelece gratuidade por período de 3 horas.

Em 09/05/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Gabinete Deputado

A proposta do Fabrício Gandini (PSD), quer garantir facilidade para quem tem problema de locomoção, reduzir filas e constrangimento com tecnologia, além de ajudar no orçamento da pessoa idosa, que já tem altos gastos com a saúde.  


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Assembleia Legislativa deu hoje (8) mais um passo para garantir igualdade à pessoa idosa em todo o Estado. É que os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 517/2019, de autoria do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), que propõe que pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, fiquem isentas do pagamento da tarifa de estacionamento rotativo, nas áreas de abrangência dos parquímetros existentes no âmbito do Espírito Santo, pelo período de três horas.

O benefício, caso seja sancionado pelo governador Renato Casagrande (PSB), é exclusivo aos estacionamentos rotativos nas ruas, concedidos pelas prefeituras, e não está ligado aos estabelecimentos particulares.

“A ideia é a gente ampliar o direito, seguindo o Estatuto do Idoso. São pessoas que, muitas vezes, têm dificuldade de locomoção, além de terem de procurar uma vaga, elas precisam se locomover até ela, o que fica mais difícil com a idade. Sem contar que é uma tecnologia que, às vezes, eles não dominam. Tudo que for feito para ajudar, é importante”, declarou Gandini.

De acordo com o deputado, essas pessoas já tiveram uma contribuição, prestaram um serviço à sociedade e precisam ser reconhecidas.

“É uma forma de homenageá-las. O idoso, muitas vezes, usa o recurso que dispõe para comprar remédios. Quero reduzir as tarifas que a pessoa idosa precisa pagar”, afirmou.  

 Estatuto

Segundo Gandini, o Estatuto do Idoso, de 2003, já estabelece os direitos dos cidadãos de terceira idade, especificando o direito à vida, à liberdade, ao respeito, à dignidade, aos alimentos, à educação, à saúde, à segurança, à cultura, ao esporte, ao lazer, à previdência, à assistência social, à habitação, ao transporte, etc.

A proposta do deputado destaca, no seu artigo 2º, que “o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata o Estatuto do Idoso, assegurando-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”.

Pelo projeto, para a obtenção do direito à gratuidade no estacionamento rotativo, os idosos deverão obter a respectiva identificação junto às secretarias municipais, que ficarão responsáveis pelo cumprimento da lei.

Para obter acesso ao benefício, o idoso precisa anexar cópias de CPF, Carteira de Identidade ou CNH e preencher a requisição para estacionar em vaga especial. Uma emenda, do próprio autor, garante o prazo de 120 dias para as prefeituras se adaptarem à nova lei.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Estragos das chuvas já atingiram 85% dos municípios gaúchos
Chega a 100 o número de mortes confirmadas no RS
Lula anuncia R$ 18,3 bilhões em obras do Novo PAC
PF vai investigar fake news sobre ações de socorro ao RS
Cosud envia reforço para socorrer vítimas das chuvas no RS
78,13% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas
Marinha envia nesta terça hospital de campanha ao RS
ES envia segunda equipe de bombeiros para Rio Grande do Sul
Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul 
Lula garante verba para reconstrução de estradas no RS
Procon-ES orienta sobre compras e trocas de presentes

TAGS:
ESTACIONAMENTO | GRATUITO | APROVADO | PROJETO DE LEI | GANDINI