MEIO AMBIENTE

Gavião-pato: ave rara avistada em plantio de eucalipto da Fibria no ES

Espécie rara é avistada em áreas de floresta da empresa em Aracruz

Em 19/11/2014 Referência JCC

As áreas florestais da Fibria, onde os plantios de eucalipto são entremeados com áreas de preservação ambiental, são palco de momentos admiráveis da biodiversidade brasileira. A mais recente surpresa foi o gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), espécie rara avistada em áreas de floresta da empresa em Aracruz (ES), enquanto pousava sobre a copa de um eucalipto e observava a movimentação da equipe de pesquisadores da empresa.

De beleza exuberante, a ave de rapina apresenta topete e unhas perfeitos, sendo a mais rara das três espécies brasileiras do gênero Spizaetus. O gavião-pato alimenta-se de outras aves, répteis, anfíbios e mamíferos pequenos. O animal apresenta baixíssima densidade populacional e não tem hábitos migratórios, estando distribuído em poucas área

A presença da espécie é mais um indicador de que o modelo de operação da Fibria, entremeando áreas de vegetação nativa aos plantios de eucalipto, propicia a presença e a manutenção de uma representativa parcela da biodiversidade do bioma Mata Atlântica. O registro fotográfico do gavião-pato é do técnico de pesquisa da Fibria, José F. Pissinati.

Fonte: Rayssa Santos