CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Google adia testes do Projeto Ara para 2016.

Além da mudança de data, também deve haver uma mudança geográfica.

Em 18/08/2015 Referência JCC

O Google adiou os testes do Projeto Ara. Em algumas mensagens publicadas no Twitter, a empresa afirmou que deve realizar os primeiros testes apenas em 2016. O cronograma original tinha programado testes ainda para 2015, em Porto Rico.

Além da mudança de data, também deve haver uma mudança geográfica. “Estamos procurando por alguns locais nos Estados Unidos”, diz a mensagem publicada no perfil do Projeto Ara na rede social.

O Google já tinha fechado parcerias com duas operadoras atuando em Porto Rico, a OpenMobile e a Claro. As mensagens não explicam com clareza o atraso. “Muitas repetições... mais do que imaginávamos”, foi escrito.

O que se pode deduzir da mensagem é que o desenvolvimento vem passando por problemas técnicos. Talvez a equipe do Projeto Ara não esperasse por algumas dificuldades.

Outra possibilidade é que o problema tenha sido com questões locais ou com as operadoras de telefonia. A evidência para este caso é que o Google está deslocando os testes de Porto Rico para os Estados Unidos.

Para refrescar sua memória, o Projeto Ara é a ambição do Google de criar smartphones modulares. O usuário compraria uma espécie de placa de metal e colocaria os componentes.

Isso faria com que a atualização de alguns recursos fosse mais simples. A expectativa é que a vida útil dos aparelhos aumentasse. Trocar pequenos componentes que estejam apresentando problema seria muito mais barato do que é hoje.

Fonte: Exame