CULTURA

Governador Paulo Hartung prestigia centenário de Augusto Ruschi.

O evento foi realizado nesta sexta-feira (05) na sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

Em 06/06/2015 Referência JCC

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o naturista e cientista Augusto Ruschi é homenageado com o lançamento de uma agenda comemorativa ao seu centenário de nascimento. O evento, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, foi realizado nesta sexta-feira (05) na sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), o antigo Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa, município localizado na Região Serrana do Estado.
 
Com o título “100 anos de Augusto Ruschi Patrono da Ecologia do Brasil”, a agenda comemorativa é  uma promoção do INMA  em parceria com a Associação de Amigos do MBML (Sambio)  e prevê uma série de eventos e atividades ao longo do ano para lembrar os feitos e bandeiras de Ruschi.
 
"É muito significativo e emblemático estar aqui na mesma data do  sepultamento de Augusto Ruschi e mesma data em que se comemora o meio ambiente. Estamos com um desafio iminente que é a forma como o homem trata os recursos naturais. Por isso, enquanto governador do Estado reafirmo que precisamos evoluir e realizar consertos em antigos hábitos. É possível avançar e foi isso que Ruschi sempre sinalizou. Temos que olhar para o horizonte,  refletir as questões ambientais e garantirmos uma equação que garanta mais sustentabilidade e sirva de exemplo para o resto do país", disse Hartung. 
 
Ainda durante a solenidade, o filho de Augusto Ruschi, Piero Angeli,  aproveitou a oportunidade para alertar sobre a importância de preservar e ampliar os limites de conservação da Mata Atlântica. "Aqui em Santa Teresa temos um cenário bonito, mas queremos que esse legado do meu pai sirva de exemplo e promova mais respeito à natureza", disse emocionado.
 
Além do governador e familiares de Augusto Ruschi, o evento contou a presença da deputada estadual, Luzia Toledo, do deputado federal, Paulo Foletto, do subsecretário de Cultura do Estado, José Roberto Santos Neves, além do prefeito Claumir Antônio Zamprogno, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Araújo,  secretários municipais, lideranças políticas e religiosas da região. 

Augusto Ruschi foi um agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro. O interesse pelo estudo de plantas e animais, desde a infância, permitiu que conhecesse a fundo diversos ramos da biologia. Nasceu em  12 de dezembro de 1915 e faleceu em 3 de junho de 1986. Seu corpo foi enterrado no dia 5 de junho, exatamente quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
 
Secom/ES