POLÍTICA CAPIXABA

Governador, senadora e deputados eleitos são diplomados no ES

Diplomação é indispensável para posse de eleitos em janeiro de 2015.

Em 20/12/2014 Referência JCC

Os candidatos eleitos no pleito de 2014 no Espírito Santo foram diplomados na tarde desta sexta-feira (19), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE/ES), em Vitória. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Alvaro Manoel Rosindo Bourguignon, é indispensável para que o governador, a senadora e os deputados eleitos tomem posse em janeiro.

A diplomação começou às 16h30. Na abertura das solenidades, o presidente do TRE/ES afirmou que o ato formal é uma manifestação da vontade popular, expressa nas eleições de outubro. Bourguignon explicou que o processo encerra o processo eleitoral. "O diploma mostra que eles cumpriram os requisitos para tomar posse no próximo ano", disse.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Espírito Santo, os diplomas foram entregues aos suplentes dos deputados estaduais, aos 30 deputados estaduais eleitos, suplentes dos deputados federais, 10 deputados federais, dois suplentes da senadora Rose de Freitas(PMDB), a própria senadora eleita, o vice-governador César Colnago (PSDB) e, por último, o governador eleito Paulo Hartung(PMDB).

Conforme acontece tradicionalmente, o governador eleito foi convidado a fazer um discurso em nome de todos os diplomados. Em discurso, Hartung saudou todos os diplomados e lembrou que é a oitava vez que recebe um diploma. "É a oitava vez que eu participo dessa solenidade, recebendo um diploma. São oito eleições disputadas e oito oportunidades participando de um evento solene importante como esse. Por isso eu quero expressar a minha alegria e a minha emoção pessoal. E expresso com um profundo agradecimento aos capixabas", disse.

Hartung afirmou ainda que em seu mandato pretende levantar a bandeira da igualdade de oportunidades. "Igualdade de oportunidades se constrói com muitas ações. Se constrói com o trabalho dessa Corte, constrói com o trabalho da classe trabalhadora capixaba e brasileira, igualdade de oportunidades se constrói com um debate livre das ideias", falou.

O acesso à educação foi um dos desafios apresentados pelo eleito. "Conclamo a união em torno de um mutirão que nós precisamos fazer para melhorar a qualidade da Educação em terras capixabas. Mutirão que precisa da escola e precisa de uma escola viva, atrativa, uma escola que brilha o olhar dos nossos jovens, mas a escola sozinha não dá conta e precisamos ter consciência disso. Quando a escola fica sozinha, ela fica sobrecarregada. Nós precisamos que ao lado da escola tenha a família", completou.

Fonte: G1-Espírito Santo