CIDADE

Governo auxilia municípios gaúchos afetados por cheias.

As enchentes atingiram 43 municípios do Rio Grande do Sul, afetando 2.841 famílias.

Em 07/01/2016 Referência JCC

Equipe do Ministério da Integração Nacional (MI) foi ao Rio Grande do Sul falar com representantes de municípios atingidos pelas fortes chuvas e cheias que afetam a região. As reuniões foram realizadas, nesta quarta-feira (6), em Uruguaiana (RS) e em Santa Maria (RS).

Após explicar os procedimentos necessários para a obtenção de auxílio do governo federal a representantes das prefeituras e das defesas civis Estaduais e municipais, o ministério se prepara para acelerar a liberação de recursos e o apoio às populações prejudicadas.  

O MI já agendou para a próxima semana uma nova reunião, em Porto Alegre, com o objetivo de tratar com mais detalhes do remanejamento de famílias. Os outros assuntos de destaque foram a liberação de saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores que vivem em localidades atingidas e os trâmites para reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal. 

A comitiva do MI contou com a presença ministro Gilberto Occhi, do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, e de um técnico da pasta. Também participaram das reuniões representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos ministérios da Agricultura e das Cidades. 

"Também aproveitamos para explicar procedimentos que não estavam claros para alguns municípios. Alguns sofreram enchentes em diferentes períodos, por exemplo, e não sabiam se precisavam decretar emergência novamente. Deve-se publicar um decreto que altere o anterior e informe sobre a ocorrência do novo desastre, estendendo a vigência por mais 180 dias", disse Adriano Pereira. 

Ajuda federal

O governo federal tem apoiado o Rio Grande do Sul desde o início das enchentes. No último mês, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro Gilberto Occhi sobrevoaram a região da fronteira oeste gaúcha. Nos dias 28 e 29, o titular do MI recebeu, em Brasília (DF), representantes da Famurs, entidade que representa os municípios do Estado, e do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, que integra 16 cidades da faixa de fronteira no sul.

O MI enviou ao Rio Grande do Sul 4 mil kits dormitórios, 3,2 mil kits de limpeza e 3,2 mil kits de higiene pessoal.

As enchentes atingiram 43 municípios gaúchos, de acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul (Cedec/RS).  Ao todo, o desastre afetou 2.841 famílias. Dessas, 1.247 estão desalojadas e 130, desabrigadas.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MI reconheceu, de julho de 2015 até 4 de janeiro deste ano, situação de emergência em 121 municípios do Rio Grande do Sul, quase todos em razão de eventos relacionados a chuvas, inundações, enxurradas, granizo, deslizamentos, dentre outros. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional