ECONOMIA CAPIXABA

Governo detalha situação econômica do estado do Espirito Santo

O encontro foi realizado no auditório do edifício Fábio Ruschi, em Vitória/ES.

Em 04/07/2015 Referência JCC

Nesta sexta-feira (3), a secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, fez uma palestra com todo o detalhamento das contas públicas para cerca de 30 lideranças de entidades representativas dos servidores
 
O encontro foi realizado no auditório do edifício Fábio Ruschi, em Vitória, e é o segundo que o Governo promove na mesma semana (a última reunião aconteceu no dia 30 de junho). O objetivo foi esclarecer dúvidas e quaisquer questionamentos dos representantes sindicais acerca da situação financeira do Estado e da necessidade do reequilíbrio das contas.  
 
Além de Ana Vescovi, participaram da reunião os secretários estaduais de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos; de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira; e da Casa Civil, Paulo Roberto; o subsecretário do Tesouro Estadual, Gustavo Lisboa Cruz, e o secretário o assessor de Relações Sindicais, Francisco José Carlos.    
 
Dados
 
Na ocasião, Ana Paula Vescovi apresentou dados sobre a evolução das receitas e das despesas do Estado nos últimos anos, ressaltando que a crise foi gerada pelo crescimento acelerado dos gastos públicos. “A partir de 2012, as despesas obrigatórias foram aceleradas, em ritmo acima do aumento das receitas, que atualmente estão em queda. A poupança foi zerada e o Estado não tem recursos próprios para investimento. Tudo isso se agrava com o cenário econômico nacional da pior crise que o Brasil já viveu nos últimos 25 anos”, destacou.
 
Vescovi falou também sobre o superávit do primeiro bimestre, o déficit de caixa do Tesouro e a meta do Governo para 2015. “O superávit é típico e sazonal e foi influenciado pela aprovação tardia do orçamento, que ocorreu somente em 24 de fevereiro. Como não há disponibilidades ordinárias no Caixa, esse resultado vai auxiliar o Governo no pagamento de suas obrigações até dezembro. A meta  é zerar o déficit de caixa do Tesouro, mantendo o pagamento de servidores e fornecedores em dia”, afirmou.
 
Ações do Governo
 
Para reequilibrar as contas e retomar os investimentos, o Governo vem adotando diversas medidas. “Não há desenvolvimento sustentado sem equilíbrio fiscal. É a primeira coisa que queremos. Também precisamos recuperar os investimentos”, afirmou Ana Paula, lembrando que o Estado está cortando gastos e fazendo a revisão de contratos, entre outras ações, para reduzir despesas. 
 
Depois da apresentação, o evento foi aberto a perguntas. Diversos sindicalistas puderam esclarecer questões a respeito da situação econômica das contas públicas, além de reforçar suas reivindicações. 
 
“O diálogo está aberto. Esta é mais uma reunião dentre outras que faremos daqui para frente. O Governo está analisando a pauta deste fórum e vamos continuar conversando para descobrir como poderemos avançar à luz do cenário atual apresentado”, salientou Dayse Lemos, no encerramento do encontro.
 
Fonte:Secom ES