TEMAS GERAIS

Governo simplifica aplicações do programa Tesouro Direto.

Comercialização dos ativos passa a ser diária com objetivo de aumentar liquidez dos títulos.

Em 10/03/2015 Referência JCC

A partir desta terça-feira (10), o governo federal promove medidas para simplificar o entendimento dos investidores sobre as aplicações do Tesouro Direto. O anúncio foi realizado na manhã desta terça em Brasília. 

Os investidores do Tesouro Direto poderão revender os títulos do Tesouro Nacional todos os dias, mudança que permitirá ampliar a liquidez e a flexibilidade da aplicação. Antes, as operações só eram permitidas às quartas-feiras. A alteração passa a valer a partir do dia 30 de março.

Outra mudança foi a simplificação de nomes dos títulos negociados, que se tornaram auto-explicativos. As novas nomenclaturas trazem em destaque a principal característica do investimento.

Para atender a demanda por papéis com perfil com prazo alongado e sem pagamentos de juros semestrais, o governo federal anunciou o lançamento de um novo título, chamado Tesouro Prefixado. 

O Tesouro Nacional informa que todas as mudanças foram introduzidas para atender as necessidades dos interessados, e atendem grupo de 800 investidores em potencial espalhados por cinco capitais brasileiras ouvido em pesquisa promovida pelo Tesouro. 

De acordo com o Tesouro, para introduzir as mudanças, o órgão fez uma pesquisa junto aos investidores e profissionais da área financeira. As alterações fizeram parte de projeto de aperfeiçoamento na forma como o Tesouro Direto deveria atender melhor a seu público: os pequenos investidores interessados na compra de papéis da dívida pública federal vendidos pelo governo por meio da internet.

Criado no ano de 2002, o Tesouro Direto é uma opção de aplicação considerada segura e de baixo custo, que permite a compra de títulos da dívida pública brasileira, ativos com menor risco em uma economia.

Em dezembro do ano passado, a opção de investimento totalizou uma cifra inédita de R$ 330,32 milhões em vendas líquidas num mês.

Nota do Rating

Em coletiva para a imprensa, o secretário do tesouro, Marcelo Barbosa Saintive, afirmou que não acredita que haverá um rebaixamento da nota de rating (nível de investimento) do Brasil.

"Isso não vai ocorrer pois as agências de avaliação de risco olham para a política fiscal do governo. No caso do Brasil, as medidas de ajustes são sólidas e foram referendadas pela presidenta Dilma Rousseff."

Site do Tesouro Direto

O site do programa foi reformulado para ganhar uma interface mais didática e intuitiva. Passa também a dispor da figura do orientador financeiro para auxiliar investidores interessados. 

Com melhor usabilidade e navegabilidade, o novo site permite um ambiente de compra mais moderno e acessível nas diversas plataformas existentes no mercado, podendo ser usado em tablets, smartphones, notebooks etc. É possível encontrar no site também um orientador financeiro, aplicativo virtual destinado a ajudar os investidores por meio de conselhos sobre os melhores papéis.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil