POLICIA

Grande São Pedro (Vitoria/ES) recebe ação de segurança e cidadania da ONU.

O Programa Conjunto da ONU começou suas atividades em três municípios do país...

Em 03/03/2015 Referência JCC

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) estarão no Circuito Cultural, em São Pedro, nesta terça-feira (03), às 17h30, para o lançamento do jogo “Fica Seguro” e a entrega do material de registro do Programa Conjunto Segurança Cidadã: Prevenindo a Violência e Fortalecendo a Cidadania com Foco em Crianças, Adolescentes e Jovens em Condições Vulneráveis no Brasil.

O jogo Fica Seguro é uma ferramenta metodológica que trabalha a conscientização sobre a construção de pessoas que atuam nas comunidades de São Pedro para a concepção e o desenvolvimento de políticas locais de segurança e convivência.

Desta maneira, o jogo mostra, na prática, como a segurança pode ser pensada de forma participativa e integrada aos espaços de convivência das comunidades, e implementada por diversos atores por meio de políticas públicas complementares, contribuindo para a construção de uma cultura de paz.

Além disso, o município vai receber uma cartilha contendo informações de toda metodologia dos cursos, palestras, atividades e projetos desenvolvidos pelo Programa Conjunto Segurança Cidadã na Região de grande São Pedro. O material será distribuído para secretarias e equipamentos do município, contribuindo para a implementação de ações em outras comunidades.

Programa Conjunto

O Programa Conjunto da ONU começou suas atividades em três municípios do país - Contagem (MG), Lauro de Freitas (BA) e Vitória (ES) - selecionados por meio de edital público atuando entre os anos de 2010 e 2013.

Em Vitória, a Grande São Pedro, que na ocasião apresentava os piores índices de violência da capital, foi selecionada para receber o Programa. Ao todo, 72 municípios de regiões metropolitanas de todo Brasil se inscreveram.

A partir de então, as seis Agências do Sistema ONU que integram o Programa passaram a realizar ações em diversas frentes na região. O primeiro passo foi a elaboração de um Diagnóstico Integral, que apontou os principais desafios e problemas enfrentados pelos moradores de São Pedro.

Em seguida, deu-se início ao desenvolvimento do Plano Integral e Participativo, elaborado e validado de forma participativa no âmbito das ações do Programa Conjunto. Segundo o documento, o objetivo final é reduzir em 25% da taxa de homicídios de jovens com idades entre 15 e 24 anos, até 2016. A partir deste mês, serão realizados o monitoramento a avaliação dos resultados das ações implementadas.

Plano

O Plano Integral e Participativo foi construído ao longo de dois anos de trabalhos participativos, em uma parceria estabelecida entre poder público municipal, a Polícia Militar, o governo do Estado, o Ministério da Justiça e a comunidade de São Pedro. Para tal foi criado um Comitê Local e desenvolvido um amplo diagnóstico e sólida formação dos atores locais por meio de diversas capacitações realizadas pelas agências da ONU.

O Plano trabalha com conceito de Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de acordo com o qual segurança não depende somente de polícia e da justiça. Envolve muitos outros fatores, como saúde, educação, cultura, mobilidade, entre outros. Assim, o Plano Integral de Convivência e Segurança Cidadã, dentro das suas seis áreas de atuação, apresenta diversos projetos, alguns novos e alguns de fortalecimento de trabalhos que já existem na área.

Para acompanhar a execução do Plano a partir do encerramento das atividades da ONU foi deliberada a criação de um Comitê de Convivência e Segurança Cidadã de São Pedro. Coordenado pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, a instância contará coma participação de técnicos de diversas secretarias e moradores da região.

Parcerias

Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Conjunto Segurança com Cidadania foi composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Programa contou ainda com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça. Em Vitória, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, é parceira do Programa.

Fonte:PMV