TEMAS GERAIS

Grande Vitória debate desafios da região a serem superados

O Plano ES 500 Anos reúne o Governo do Estado, a sociedade civil capixaba e setor produtivo.

Em 27/04/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/DER-ES

O Plano ES 500 Anos reúne o Governo do Estado, a sociedade civil capixaba, o setor produtivo, por meio do Espírito Santo em Ação, e os mais diferentes poderes, instituições, setores e organizações representativas de todo o Estado.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O município de Vila Velha recebeu, na última quarta-feira (24), a oficina de trabalho para a construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos. No evento, foram debatidos os desafios, potencialidade e anseios de toda a Região Metropolitana da Grande Vitória para os próximos dez anos.

O Plano ES 500 Anos reúne o Governo do Estado, a sociedade civil capixaba, o setor produtivo, por meio do Espírito Santo em Ação, e os mais diferentes poderes, instituições, setores e organizações representativas de todo o Estado, numa grande construção coletiva da visão de futuro, desafios e potencialidades do Espírito Santo daqui até o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

Para o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, o ES 500 Anos será o terceiro planejamento de longo prazo do Estado do Espírito Santo. .

“O ES 500 Anos será o terceiro planejamento de longo prazo do Estado do Espírito Santo. Somos um dos poucos estados do País a ter uma cultura de planejamento já consolidada, com um norte bem definido, e que orienta não só o Governo, mas o setor produtivo e toda a sociedade."

Já foram realizadas nove oficinas regionais, nas microrregiões Central Sul, Caparaó, Nordeste, Rio Doce, Noroeste, Centro-Oeste, Sudoeste Serrana, Central Serrana e Metropolitana. O décimo e último encontro aconteceu na quinta-feira (25), no município de Anchieta, representando a microrregião Litoral Sul.

As oficinas regionais reúnem representantes do Governo do Estado, das prefeituras, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, da academia, do terceiro setor, da sociedade civil organizada e demais organizações representativas.

Participação on-line:
Os cidadãos capixabas também podem contribuir com a construção do Plano ES 500 Anos no formato on-line. CLIQUE AQUI E PARTICIPE! https://www.es500anos.com.br/.

O ES 500 Anos

Anunciado em dezembro, o Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos será uma construção fruto da inteligência coletiva capixaba. Dessa forma, as atividades de elaboração do plano contarão com a participação dos governos Estadual e municipais, dos demais Poderes Públicos, federações, setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada e de demais organizações representativas, em oficinas regionais e seminários temáticos e com atenção às particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.

O documento também vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público, além de revisitar metas e indicadores estabelecidos pelo plano de desenvolvimento de longo prazo atualmente existente, o ES 2030. 

O objetivo do ES 500 Anos é revisar o planejamento de longo prazo do Estado e definir uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

Mais informações sobre o Plano ES 500 Anos também estão disponíveis no site www.es500anos.com.br.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Serra contrata banca para concurso públicos com 1500 vagas
Caso Samarco: Justiça inclui 5 cidades em rol de áreas atingidas
Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país
Força de trabalho capixaba conta com cerca de 602 mil jovens
Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios
De 71 países, apenas 2 e UE não criminalizam desinformação
Vitória nomeia aprovados em vários processos seletivos
ES registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza
Cartão Reconstrução vai atender cerca de 17 mil famílias no ES
Supremo mantém decisão do TSE que multou Bolsonaro
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

TAGS:
GRANDE VITÓRIA | ES 500 ANOS | PLANO | DESAFIOS | PROBLEMAS