CIDADE

Granizo danifica casas na Região Metropolitana e interior do RS.

Em Gravataí pelo menos 350 casas sofreram danos; em Bagé, cerca de 10.

Em 16/09/2015 Referência JCC

O mau tempo que atinge o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (16), e deve seguir pelos próximos dias, causa transtornos em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e no interior do estado. Houve registro de granizo, vento e pancadas de chuva fortes. Na capital também houve queda de granizo, ainda no fim da madrugada.

Conforme a Defesa Civil de Gravataí, na Região Metropolitana, cerca de 350 casas sofreram algum tipo de estrago em razão da queda de granizo. No boletim oficial divulgado pelo órgão oficial, no começo da tarde, entretanto, o levantamento apontou 156 residências danificadas.

Agentes trabalham junto com a prefeitura da cidade para contabilizar quantos moradores precisam de ajuda, como doação de lonas.

Em Bagé, na Região da Campanha, pelo menos 10 casas foram atingidas pelas pedras de gelo que caíram no município pela manhã.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com dados consolidados até as 9h, informou que houve queda de granizo, além de Porto Alegre, Bagé e Gravataí, em Encruzilhada do Sul, Pelotas, Lavras do Sul, Rio Grande, Livramento e Barra do Ribeiro.

Já o balanço da Defesa Civil registrou granizo em Gravataí, Santana do Livramento, Bagé, Rio Grande, Camaquã, Pelotas, São José do Norte, Canguçu e Piratini.

O maior volume de chuva registrado pelo Inmet, até as 9h, foi em Bagé, com 63,8 milímetos. Depois, apareceu Rio Grande, com 41,4mm. Porém, como continua chovendo, e algumas pancadas caem com  maior intensidade, o meteorologista Gil Russo avisa que certamente os números mudarão no decorrer do dia.

Os ventos foram mais fortes pela manhã em Mostardas, no Litoral Norte, com 85,7 km/h, segundo o Inmet. Em Bagé, alcançaram Bagé 79,2 km/h.

Mau tempo deve seguir pelos próximos dias no estado
A previsão indica que o mau tempo predominará no Rio Grande do Sul pelo menos até o dia 24 de setembro. Segundo a Defesa Civil, modelos numéricos projetam volumes que variam de 100mm a 300mm de precipitação no período.

A Defesa Civil recomenda que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo, a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, bem como manusear equipamentos elétricos.

Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e, ainda, manter o cuidado com as crianças próximas a rios. Atendimentos para problemas podem ser solicitados pelo telefone 199.

Fonte: G1-RS