TEMAS GERAIS

Gravidez na adolescência será tema de curso em Consolação

Redução do índice de gravidez na adolescência é um dos objetivos do curso em Vitória.

Em 15/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Kadidja Fernandes/PMV

A gravidez na adolescência pode ter um efeito profundo na educação, na saúde e na garantia dos direitos humanos durante o curso da vida, dificultando o seu desenvolvimento psicossocial.

Em atenção aos dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), que apontam o território de Consolação com alto índice de gravidez na adolescência, a Comissão de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), está promovendo o curso “Escola como Espaço de Formação e do Cuidado: Maternidade e Paternidade na Adolescência”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Diálogo

O principal objetivo é o diálogo diretamente interligado ao cotidiano da escola a partir de estudos, pesquisas, observações e sugestões de práticas pedagógicas que possam contribuir no fortalecimento das mediações humanizadas e na redução do índice de gravidez na infância e maternidade no território de Consolação, fortalecendo os trabalhos em redes.

"Esse apontamento de alto índice de gravidez na adolescência demanda, nos espaços das unidades de ensino, junto aos profissionais que lá atuam, diálogos sobre a importância e a necessidade do trabalho em redes de proteção para a atenção a crianças e adolescentes, visando à compreensão dessa temática no contexto escolar", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Roshner.

Consolação

No território de Consolação, a rede municipal de Vitória tem quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs): João Bandeira; Admardo Serafim de Oliveira; Paulo Roberto e Presideu Amorim.

Ao todo, são 60 vagas oferecidas aos profissionais que atuam nessas Emefs. O curso é em modelo semipresencial, com atividades síncronas, encontros virtuais, e assíncronas, por meio da plataforma AprendeVix. A formação vai de 30 de abril a 30 de julho.

Dados

Conforme dados do relatório conjunto pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), UNICEF e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a América Latina e o Caribe continuam a ser a região com a segunda maior taxa de gravidez na adolescência do mundo.

A taxa mundial de gravidez na adolescência é estimada em 46 nascimentos por cada 1.000 meninas, enquanto as taxas de gravidez na adolescência na América Latina e no Caribe continuam sendo as segundas mais altas do mundo, estimadas em 66,5 nascimentos por cada 1.000 meninas com idade entre 15 e 19 anos.

A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), uma iniciativa do UNICEF, em cooperação com governos e parceiros, atua na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades existentes dentro de cada cidade e tem, como uma das metas prioritárias, a redução do índice de adolescentes grávidas em Vitória, a partir da identificação dos indicadores em cada território. 

TAGS:
PROCON   |   CONSUMIDORES   |   CLIENTES   |   EMPREGOS   | CIDADE   !   FRAUDES