CIDADE

Guarda Municipal dá dicas para direção segura em dias de chuva.

Desde a semana passada, os motoristas de Vitória estão tendo que enfrentar dias de muita chuva.

Em 24/05/2017 Referência JCC / SEGES/SUB-COM/PMV

Desde a semana passada, os motoristas de Vitória estão tendo que enfrentar dias nublados e muita chuva. Nessas condições, o piso asfáltico fica mais escorregadio e as poças de água podem causar aquaplanagem, aumentando os riscos de acidentes.

De acordo com o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Guarda Municipal, Marcelo Perozini, o primeiro cuidado neste período de chuvas deve ser com a manutenção do veículo, que precisa estar preparado para enfrentar as condições adversas do clima.

"Seja qual for o veículo, é preciso verificar o estado dos pneus, que não podem estar carecas. São os sulcos do pneu que escoam a água e evitam a aquaplanagem, sendo este o item mais importante. A calibragem também precisa estar adequada, conforme especifica o manual", alertou o gerente.

Velocidade

Com o piso mais escorregadio, causado pela junção de óleo, detritos diversos e a água, uma dica valiosa é diminuir um pouco a velocidade do carro, aumentando as chances de conseguir realizar uma freada de emergência, caso necessário. Ao passar por poças, o motorista deve reduzir ainda mais a velocidade para evitar a aquaplanagem.

Outro motivo para a diminuição da velocidade são os buracos que podem surgir e ficar escondidos embaixo das poças. Com a água empossada, as microfissuras do asfalto podem absorver a umidade e fazer com que o piso ceda, criando depressões ou buracos.

Áreas alagadas

Em áreas completamente alagadas, os motoristas devem redobrar a atenção antes de decidir passar pela via. O condutor não deve optar pela travessia caso a água esteja em nível superior à metade do pneu.

É aconselhado ainda evitar as margens e procurar passar pelo centro da pista, que é mais elevada. Durante a travessia, o motorista deve optar por uma marcha forte, sendo as mais indicadas a 1ª ou 2ª marchas, e manter sempre a mesma aceleração, sem mexer no câmbio. Dessa forma, o veículo mantém a velocidade e evita a entrada de água pelo escapamento.

Infração de trânsito

Um problema enfrentado por pedestres em tempos chuvosos é a água que vem do chão, ou seja, jogada por veículos que passam por áreas alagadas e atingem as pessoas que estão nas calçadas.

Muitas vezes, os motoristas estão apenas distraídos, mas é preciso ficar atento pois essa atitude é uma infração de trânsito, com multa média de R$ 130,16 e o acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).