ESPORTE CAPIXABA

Guarda Municipal oferece aulão de jiu-jítsu durante evento em Camburi

A atividade faz parte do 1º Aulão Estadual de Artes Marciais.

Em 22/01/2016 Referência JCC

Sempre pronta para atender os moradores de Vitória, seja na área de segurança ou prestando apoio no trânsito, a Guarda Civil Municipal de Vitória também vai oferecer um aulão de jiu-jítsu aberto à comunidade, na próxima quinta-feira (28), a partir das 18h30. A atividade faz parte do 1º Aulão Estadual de Artes Marciais e ocorrerá na praia de Camburi, perto do quiosque seis e da área de skate.

O evento é organizado pelo instituto Kasf, com o apoio da Prefeitura de Vitória, e não tem caráter competitivo. Além do jiu-jítsu, serão oferecidas gratuitamente outras nove modalidades de artes marciais, como boxe, kung fu, judô, muay thai, kickboxing e taekwondo. O aulão tem como objetivo propiciar o primeiro contato de jovens com o mundo do esporte de lutas e trazer mais saúde e bem-estar.

A aula de jiu-jítsu será ministrada pelo agente de proteção comuntária Francisco Salles, que é faixa-preta na modalidade e também instrutor de defesa pessoal da Guarda Municipal. Para evitar contusões nas quedas e golpes, a Guarda cedeu para o evento 90 metros de tatame.

"Será uma grande oportunidade para os moradores e servidores da Prefeitura conhecerem um pouco mais do jiu-jítsu e também o nosso projeto", disse o instrutor.

Aulas gratuitas

A coordenadora do evento, Paula Maciel, explica que as 10 modalidades de artes marcias ocorrerão simultaneamente em diversos tatames, além de uma parede de escalada e slackline, prática esportiva em que as pessoas se equilibram em cima de uma corda.

"Todos estão convidados a participar. Teremos slackline e DJ para animar o evento e queremos que as pessoas sintam o gostinho das artes marciais. Junto a cada tatame teremos totens com as informações da modalidade, contato da instituição e locais e horários das aulas oferecidas pelas ONG´s durante a semana. Assim, mesmo os mais tímidos poderão procurar depois as aulas, que em sua maioria são gratuitas", disse.

Jiu-jítsu da Guarda

A prática do jiu-jítsu é oferecida aos agentes da instituição e faz parte do programa de condicionamento físico Guarda em Forma, que disponibiliza atividades esportivas ao quadro de agentes e servidores da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). Atualmente, o programa conta com um grupo de corrida, aulas de natação, jiu-jítsu e circuito funcional na praia.

De acordo com o coordenador de Ensino e Formação da Guarda, Bruno Medeiros, o jiu-jítsu é uma das artes marciais mais indicadas para conter o agressor e evitar danos físicos aos agentes, a outras pessoas e até mesmo ao próprio indivíduo que precisa ser imobilizado.

Fonte:PMV