CIDADE

Guarda Municipal registra aumento na recuperação de veículos roubados

Central de Videomonitoramento de Vitória/ES contribuiu para o aumento de 36% nos registros;.

Em 15/07/2015 Referência JCC

A Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal de Vitória contribuiu para o aumento de 36% nos registros de recuperação de carros roubados em Vitória no primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Este ano, 28 veículos foram recuperados, enquanto em 2014 18 carros foram devolvidos aos donos com o trabalho da Guarda 24 horas.

"Um dos motivos principais apontados para essa redução é o trabalho integrado da Guarda 24 horas com os outros órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Além disso, as imagens das 187 câmeras de videomonitoramento, aliadas à presença dos guardas nas ruas, foram fundamentais para atingir esse aumento", destacou a subsecretária de Segurança Urbana, Luciana Fiorin e Silva.

A conferência de dados de veículos abordados faz parte da rotina da Guarda Municipal, tanto pelo Grupamento de Proteção Comunitária quanto pelos agentes de trânsito. E o videomonitoramento foi fundamental para flagrar e elucidar diversas ocorrências.

Locais estratégicos

A elevação dos números de recuperação de carros roubados em Vitória foi causada também pelo aumento da quantidade de câmeras de videomonitoramento instaladas na Central da Guarda Municipal, situada na Ilha de Santa Maria. Segundo o coordenador, Fabiano Pimentel, "as câmeras estão instaladas em locais estratégicos, muitos deles já considerados como rotas de fugas ou prática de delitos".

Quando os agentes verificam que há algum veículo em atitude suspeita nos locais do mapa de pontos críticos de uma região, ele faz a pesquisa da placa. Dependendo do resultado, as viaturas são acionadas e o indivíduo é detido.

Cerco eletrônico

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) vai implantar também o cerco eletrônico em Vitória: um sistema para aumentar os flagrantes de carros roubados. Será lançada uma licitação para aquisição de 10 câmeras que irão flagrar os veículos que estão com restrição de furtos e roubos (com base nas informações do Detran). Os pontos já foram definidos: Reta do Aeroporto, Segunda Ponte, Terceira Ponte, Jardim Camburi e Cinco Pontes.

O equipamento consiste em um tipo de câmera fixa com capacidade de fazer uma leitura das placas de veículos e enviar os dados para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal.

Caso o veículo tenha alguma restrição de furto ou roubo, um alarme dispara na Central de Videomonitoramento, e as informações são comparadas com o banco de dados da polícia. Na sequência, as equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar que estiverem mais próximas ao veículo podem ser acionadas para fazer o cerco ao infrator, o que permitirá a recuperação do carro e a prisão do bandido.

Fonte:PMV